NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Atletismo Consciente

Desde que adaptada as capacidades e condições físicas de cada indivíduo, a atividade física regular traz muitos benefícios para a saúde e o bem-estar, permitindo uma melhor qualidade de vida e prevenção de doenças como a diabetes, hipertensão, obesidade, etc. Entretanto, quando praticada sem orientação de profissional qualificado e sem regras, pode ser prejudicial e provocar lesões.(1) Cada vez mais um número maior de adeptos de todas as faixas etárias, vem participando de esportes competitivos nos mais variados níveis; o que eleva o número e os tipos de lesões muscolo-esqueléticas
O atletismo, em especial a corrida, é um esporte que vem aumentando o número de praticantes em grande proporção, podendo ser constatado pelo crescimento de eventos. (2)
O atletismo é considerado um esporte de alto risco para lesões desportivas, (9) por exibir uma variedade de características biomecânicas, o que proporciona lesões comuns e específicas a cada modalidade. (7,9) A corrida em velocidade é quem oferece o maior índice de agravos. (9)
Para evitar lesões musculares neste tipo de esporte é necessário a avaliação do indivíduo, da superfície da prática esportiva, do clima, da freqüência, do treinamento desportivo e suas características adaptativas. (2,9)
As lesões podem ser divididas em lesões traumáticas (causas externas), resultando em contusões; e lesões internas, onde a própria força muscular é o agente traumático (contração exagerada ou descordenada), que vão desde leves distensões até estiramentos, podendo promover inclusive a ruptura total do músculo. (2)
Os mecanismos de lesões podem ser representados pela tabela abaixo:


Tabela 1. Mecanismos das Lesões Desportivas (2,3)

Contato: contato traumático, choque de um atleta com o outro ou do atleta com alguma superfície;
Sobrecarga Dinâmica: lesão de uma deformação causada por tensão súbita e intolerável, ruptura aguda de um tendão ou um estiramento muscular;
Excesso de uso ou sobrecarga: somatório de tensões ou pressões repetidas e não resolvidas em determinado tecido, aplicação de cargas cíclicas ou do excesso de treinamento;
Vulnerabilidade estrutural: fadiga e eventual insuficiência/falha do tecido, secundária à sobrecarga, tensão ou estresse excessivo;
Falta de flexibilidade: músculo sem flexibilidade fica mais vulnerável a tensão;
Desequilíbrio muscular: relacionado a falta de flexibilidade, utilização de musculares impróprios;
Crescimento rápido: criança ou adolescente em crescimento que pratica esportes. Desequilíbrio e flexibilidade muscular com maturação do esqueleto.

Um estudo feito por Laurino e cols, em 2000, mostrou que as regiões do corpo mais acometidas são a coxa (53,3%), seguido pelo joelho (17,5%), tronco e membros superiores (11,7%), tornozelo e pé (9,1%) e perna (8,3%). As lesões musculares mais comuns são: músculos isquiotibiais (60,4%), músculo quadríceps (19,8%), músculos adutores da coxa (4,4%), músculos da perna (5,5%), músculos dos membros superiores (6,6%) e músculos do tronco (3,3%). Este estudo ainda afirmou que houve um predomínio das lesões em atletas com idade igual ou superior a 20 anos. (7)
Leite e Neto em 2003, também constataram que os membros inferiores são os mais lesionados, em especial a coxa, tornozelo, pé e perna, panturrilha. Destacaram-se as tendinopatias e a distensão muscular, e outro problema observado foi a periostite ("Canelite").
Esta maior exigência aplicada aos membros inferiores durante as provas de velocidade e explosão muscular - situações que exigem grande velocidade, aceleração e força - pode resultar no aparecimento de lesões agudas ou crônicas. (7,9)
Em especial, a atividade prolongada dos músculos isquiotibiais (60,4% dos casos) reflete sua importância para a corrida. A tensão na unidade musculotendínea está relacionada ao comprimento do músculo (componente passivo) e a sua atividade contrátil (componente ativo). O aumento destes componentes durante a corrida e o salto pode causar tanta tensão na unidade miotendínea, que tem como resultado os mais variados graus de lesões. Existem muitos estudos em relação aos fatores que desencadeiam as lesões, como: a anatomia biarticular, o aumento de fibras do tipo II, o desequilíbrio de forças em relação ao músculo quadríceps, "aquecimento" e "alongamento" muscular inadequados, além das dificuldades em flexibilidade e coordenação neuromuscular. As lesões nos isquiotibiais, por gerarem dor associada à perda de força e coordenação, retardam o retorno ao treinamento, além de apresentar alta taxa de recorrência. (7)
A fisioterapia aplicada à área desportiva é responsável não somente ao tratamento do atleta lesionado, mas também à prevenção das lesões. A prevenção eficaz deve ser realizada com base no levantamento dos fatores de risco de cada modalidade esportiva. (4)
O atletismo por ser um esporte que exige muito do físico do atleta, depende de treinamentos eficazes para suportar esta exigência sem a ocorrência de lesão. A melhor maneira de evitar a lesão é a prevenção por tratamento personalizado elaborado por especialistas qualificados, utilizando como recursos: locais adequados, equipamentos. etc. (5)
Além destas medidas, um outro tratamento fundamental é o alinhamento e conscientização postural, evidenciamos que a incidência de lesões esportivas estão diretamente relacionadas com alterações posturais presentes nos atletas (6,8); os músculos trabalham em conjunto, qualquer alteração postural causará a retração de suas cadeias musculares posturais e vice-versa, e qualquer agressão nestas cadeias causará um alteração de desalinhamento ósseo. (6)A exposição aos riscos constantes do atletismo chama atenção para a necessidade de controlar e prevenir as lesões desportivas, para que haja a melhora do desempenho e a manutenção da saúde do atleta. O atletismo consciente previne lesões, proporcionando a melhora da saúde e bem-estar

DICAS PARA PREVENÇÃO DE LESÕES ESPORTIVAS

Prevenir é o melhor tratamento, alguns cuidados podem ser adotados:

1 - Alongamento e aquecimento antes da atividade física;
2 - Mobilize e aqueça as articulações e ligamentos;
3 - Evite esforço em exagero;
4 - Usar calçados adequados;
5 - Evite asfalto e concreto, dê preferência a locais planos e macios;
6 - Respeite o período de repouso;
7 - Beba líquidos em pequenas quantidades várias vezes;
8 - Tenha um plano de nutrição com especialista da área;
9 - Realize exames médicos periódicos;
10- Procure um fisioterapeuta para avaliar sua postura e fornecer as orientações necessárias.
Be Happy

Nenhum comentário: