NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Contra a perda de desempenho

Muitos corredores sofrem uma perda de desempenho no meio das competições.
Isto acontece porque no início das competições, somos tomados pela euforia da partida e acabamos por exagerar no ritmo inicial da prova.
No meio da competição sentimos dificuldade em manter o mesmo ritmo da partida.
Mas no final da prova, a emoção da chegada faz-nos acelerar novamente.
Para evitar a perda de desempenho no meio da prova, tente não exagerar no ritmo da partida, e faça um destes dois tipos de treino explicados a seguir, para melhorar o seu desempenho na parte intermediária da competição :
Faça um treino de 10 a 12 km, uma vez por semana, começando com um ritmo lento nos primeiros 2 km, e depois aumente o ritmo nos próximos 5 ou 6 km (no ritmo que usaria numa competição de 10 km). Depois desta "aceleração", faça o restante do treino em ritmo lento, para relaxar.
Faça uma corrida longa, uma vez por semana, incluindo 3 séries (acelerações) de 1 minuto com um minuto de corrida lenta entre eles. Exemplo: corra 10 minutos em ritmo lento para aquecer, faça 3 séries de 1 minuto (com intervalo de 1 minuto de corrida lenta entre eles), corra mais 10 minutos em ritmo lento, faça outra sequência de 3 séries de 1 minuto, e termine o treino com mais 10 minutos de corrida lenta.
Fazendo um destes dois tipos de treino toda semana, acostuma o seu corpo a mudanças de ritmo, e terá melhores condições de fazer uma boa prova.

Por Zé ! O maratonista

2 comentários:

Dona D disse...

Gostei da dica!!!

Eu sou a eufórica de plantão!

Abraço!

tutta disse...

Também gostei da dica.
Eu sempre exagero no início, principalmente no primeiro km, mas depois disso dou uma controlada no ritmo, porém, chego bastante cansado nos últimos kms.


tutt@/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com