NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A guerra contra o sobrepeso !

Ótima matéria que encontrei na NET, onde temos de ficar sempre em alerta, e isso são palavras de quem chegou a casa dos 3 digitos no peso, e que hoje enxerga que a qualidade de vida é um bem que devemos cuidar.

Por: Renato Dutra.

Parece que a sociedade está perdendo a guerra contra o sobrepeso, pois, a cada década, há um aumento expressivo no número de obesos e com sobrepeso - em todo o planeta

A barriguinha ou pneuzinho devem ser uma preocupação secundária no quesito estético, pois os quilos a mais representam uma ameaça real à saúde. O sobrepeso, além de ser um fator de risco à saúde, eleva a chance de desenvolver outros fatores de risco, como hipertensão e diabetes. Para mulheres, uma circunferência abdominal acima de 80 cm já representa risco aumentado – no caos dos homens, 90 cm, segundo estudo americano (Lean ME, Han TS, Morrison CE. Waist circumference as a measure for indicating need for weight management. BMJ 1995, 311:158-61).

Carregar quilos em excesso também contribui para o aparecimento de lesões na coluna e nas articulações, além de limitar a movimentação. O sobrepeso pode causar desgaste de cartilagens e tendões. E o excesso de barriga provoca grande sobrecarga na região lombar, aumentando a chance de dores. Até o sono pode ser prejudicado pelo sobrepeso. A incidência de apnéia - interrupções da respiração durante o sono - é maior em obesos. Com o sono prejudicado, a disposição, o humor e a produtividade no trabalho sofrem alterações negativas.

A dica é enxergar muito além do aspecto estético e não deixar para começar a fazer exercício somente depois de ser aconselhado pelo médico

Perder ou Elimar Peso ?

A diferença entre perder ou eliminar pode parecer preciosismo, mas também tem um aspecto psicológico importante. Uma amiga corredora, em constante luta contra a balança, sempre me diz que “tenho de eliminar peso, porque se disser que tenho de perder, corro o risco de recuperá-lo”.
É exatamente assim que deveríamos pensar. No entanto, a maioria dos estudos mostra o contrário: mais de 90% das pessoas recuperamo o peso que perderam durante o período em que fizeram dieta. Perder e recuperar peso leva ao aumento nos fatores de risco coronarianos, ou seja, o efeito ioiô ou sanfona faz muito mal à saúde.

Especialistas da área de nutrição são categóricos: o processo de emagrecimento está intimamente relacionado à ingestão calórica controlada. Infelizmente, poucos conseguem manter a disciplina do controle alimentar.
É aí que entram os exercícios físicos. Estudos demonstram que indivíduos que se submeteram a um programa que combinava dieta e exercícios regulares apresentaram uma tendência menor de recuperar o peso perdido. Uma das hipóteses é de que a atividade física permite que o indivíduo cometa pequenos abusos na alimentação, porque tem gasto calórico mais elevado e metabolismo mais acelerado.

Nenhum comentário: