NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Check-up esportivo

MUITAS PESSOAS PENSAM QUE BASTAM CALÇAR UM PAR DE TÊNIS E SAIR POR AÍ CORRENDO, NÃO É BEM ASSIM...LEIAM O TEXTO ABAIXO REFLITAM E REPASSEM AOS SEU CONTATOS DE CORREDORES.
Muito tem se falado, atualmente, sobre a prática correta de exercícios físicos e como eles devem ser feitos de forma segura e sem riscos à saúde. O acompanhamento médico é considerado essencial para qualquer prática esportiva, sendo ela amadora ou profissional. Para as atividades físicas em academias de ginástica também são necessários avaliações, já que cada pessoa possui diferentes metabolismos.
O que muitos não sabem é que toda atividade física mais intensa deve ser previamente definida por uma equipe médica que, para traçar o perfil metabólico do esportista iniciante ou profissional, realizará exames clínicos e esportivos para indicar a intensidade, periodicidade e tempo de cada exercício.
De acordo com o cardiologista e coordenador do Sport Check-up do HCor, Dr. Nabil Ghorayeb, o início da atividade física sem um monitoramento prévio pode trazer diversos riscos à saúde. “Dependendo do nível de intensidade e de exigência física, seja ela competitiva ou não, a atividade física desencadeia uma série de fenômenos metabólicos variados e intensos. Se a pessoa tiver alguma doença silenciosa ou inicial, esse exercício físico possivelmente elevará os riscos de complicações”, explica o cardiologista.
A realização de um Check-up esportivo antes de iniciar a prática de atividades físicas tem crescido nos últimos anos, pois é cada vez maior o número de pessoas que entendem que as avaliações clínica, física e cardiológica reduzem os riscos de paradas cardiorespiratórias e outros problemas de saúde. Porém, o número é mais expressivo em pacientes que passam por reabilitações cardiopulmonares, que realizam o acompanhamento pós-cirurgia cardíaca ou que sofrem ou passaram por problemas cardiológicos.
É necessário que essa visão de um Check-up esportivo seja mudada, pois todos os que praticam esportes e exercícios necessitam fazer uma avaliação prévia e um acompanhamento dessas atividades. “No HCor é oferecido esse serviço de forma especializada, com tecnologia e médicos especializados para atender atletas profissionais, amadores e esportistas de fim de semana. Prova disto são os check-ups que realizamos anualmente nos jogadores do Palmeiras, Santos e São Paulo, federações de vôlei e atletismo, entre outras, em que traçamos o perfil dos atletas e suas condições físicas antes do início da temporada”, finaliza Ghorayeb.
Por :
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Giba, boa noite, que legal que vc também está nessa campanha, acredito que se todos os corredores forem conscientes, muitas coisas irão mudar, parabéns por postar aqui também o texto que enviei por email...
Boas corridas e Boa Páscoa, que Deus te abençoe e cuidado para não comer muitos chocolates hein, pq senão depois vai ter que comer muito asfalto correndo para queimar todas as calorias...rsss...

Um abraço.

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

tutta disse...

Tô em défit nesse quisito.
Era pra eu ter feito um exame em agosto do ano passado.hehe

Mas acho que neste mês, ou no mais tardar em maio estarei em dia com a minha saúde.hehe
Abraço Giba.


tutta³³
www.correndocorridas.blogspot.com

Giba ( Junior ) disse...

Bom...
Eu fui fazer o meu, e graças a Deus por enquanto esta tudo bem ...
Saudações e obrigado pelas vistas e postagens