NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

sexta-feira, 19 de março de 2010

Vai um caldo de cana ?

Nem todos tiveram acesso a essa notícia, postada pelo nosso ultra amigo Jorge.
Então segue.

Pesquisadores da Unimep divulgaram dados prévios de um estudo sobre o corte manual da cana no interior paulista. Emapenas 10 minutos esse trabalhador corta 400 Kg de cana, realiza 131 golpes de facão e flexiona o tronco 138 vezes. Aextenuante jornada não conta com repouso e tenta garantir a sobrevivência das famílias dos cortadores.
Pesquisadores da Unimep divulgaram dados prévios de um estudo sobre o corte manual da cana no interior paulista. Pelaprimeira vez se conduziu um estudo empírico sobre a ergonomia no trabalho do cortador. Em apenas 10 minutos essetrabalhador corta 400 Kg de cana, realiza 131 golpes de facão e flexiona o tronco 138 vezes. A extenuante jornada nãoconta com repouso e tenta garantir a sobrevivência das famílias dos cortadores.
"A conclusão que chegamos é que a condição física de um cortador de cana se assemelha a de um maratonista. Seus músculossão franzinos, mas sua resistência é elevada", afirma Erivelton Fontana de Laat, coordenador da pesquisa. O estudotambém aponta que muitos dos problemas de saúde que acometem esses trabalhadores são os mesmos a que estão sujeitosatletas de alto desempenho. Mas sob quais condições?
O principal fator de risco no corte da cana, de acordo com dados do estudo piloto realizado em maio, é a sobrecarga naatividade cardiorrespiratória do trabalhador. Através do uso de uma metodologia que levou em consideração aspectos comoa freqüência cardíaca (em repouso, média e máxima), idade e produção diária em toneladas, Laat descobriu que seis dosdez trabalhadores analisados ultrapassaram o limite cardiorrespiratório tolerável à saúde. Alguns chegaram a picos demais de 180 batimentos cardíacos por minuto. "O que acontece nos canaviais é semelhante a um atleta que ultrapassa o seulimite de treino. Ao invés de correr cinco quilômetros, ele tenta percorrer a distância de uma maratona todos os dias",diz Laat.
Os resultados foram apresentados a procuradores do Ministério Público e do Ministério do Trabalho no seminário"Condições de trabalho no plantio e corte de cana", que ocorreu no final de abril, em Campinas.
Temperatura e risco de lesões por repetição
Com o auxílio de um software francês, os pesquisadores analisaram a rotina de trabalho de um cortador que ao fim do diahavia cortado 11,54 toneladas de cana. Quando se amplia os dados obtidos em 10 minutos para um dia inteiro de trabalhochega-se a 3792 golpes de facão e 3994 flexões de coluna, o que representa um sério risco à coluna e articulações,segundo informa Laat.
Cortador amola o facão utilizado 3792 vezes por dia. Fonte: Grupo Móvel 15a PRT
O estudo da Unimep também tratou sobre o ciclo de atividades repetitivas do cortador. Em média ele precisa de 5,6segundos para abraçar um feixe com cinco a dez varas de cana, puxar ou balançar, flexionar a coluna, cortar o feixerente ao solo, jogar a cana em montes e progredir. "Estudos ergonômicos mostram que qualquer atividade laboral com ciclode repetição inferior a 30 segundos possui grande risco de surgimento lesões", afirma o pesquisador.
O sol é outro fator preocupante. Na medição feita em maio - que é um mês de temperatura agradável - o termômetro marcoua temperatura máxima de 27,40 graus Celsius no canavial. A média ficou em 260 graus. De acordo com a NormaRegulamentadora (NR) 15 do Ministério do Trabalho e Emprego, toda atividade laboral pesada realizada em lugares comtemperatura ambiente entre 26 e 280 graus Celsius precisam de pausas de 30 minutos para cada 30 minutos de trabalho.Essa NR não é cumprida nos canaviais paulistas.
Laat comenta que, em sua pesquisa de campo, percebeu que a empresa contratante até indicava alguns momentos de pausa notrabalho através do som da buzina de um ônibus. No entanto, como não havia fiscalização sobre o cumprimento desta pausa,praticamente nenhum cortador largava seu facão para descansar, já que a pausa pode significar perda de produção e,portanto, de dinheiro.
Para a maioria dos procuradores presentes ao seminário de Campinas esse é o motivo dos trabalhadores suportarem tãoduras condições de trabalho. O piso salarial da categoria é de aproximadamente 500 reais. Entretanto, como o pagamentovaria de acordo com a produção individual, um bom cortador - um campeão como é chamado na lavoura - pode chegar arendimentos mensais de 1200 a 1500 reais.
Para a grande maioria da massa trabalhadora do setor, formada principalmente por migrantes do Nordeste e Norte, talvalor é muito mais do que ganhariam em suas regiões natais. A extenuante jornada de trabalho é tolerada por homens quequerem, a todo custo, garantir a sobrevivência de suas famílias. "Tem a questão emblemática também. Por exemplo, umcortador migrante que compra uma moto ao fim da safra de cana é visto como herói pelos mais jovens da sua região",completa Laat.
Morte no trabalho Entretanto, a luta frenética pela subsistência faz com que os cortadores não levem em consideraçãofatos como a morte de companheiros. Segundo a Pastoral do Migrante de Guariba, 20 trabalhadores rurais do setorsucroalcooleiro morreram de 2004 até agora. Os poucos que possuem o motivo da morte registrado no atestado de óbitoapontam, principalmente, morte por parada cardiorrespiratória. Vários estudiosos e sindicalistas do setor dizem nãohaver dúvidas que essas mortes sofrem forte influência da rotina de trabalho mensurada agora pela equipe da Unimep.
O resultado final deste trabalho final será apresentado em 2009 e abordará outras questões como a poeira da queima dacana inalada pelos cortadores, a massa corpórea ganha ou perdida no decorrer da safra e a comida ingerida por essestrabalhadores. Os pesquisadores querem traçar um paralelo entre os dados quantitativos coletados e a qualidade de vidados trabalhadores. Atualmente, um cortador de cana consegue trabalhar, em média, até os 35 anos, afirma Laat.
Um dos objetivos dessa pesquisa, de acordo com os seus idealizadores, é fornecer ao judiciário material científicocrível que contribua com o julgamento de ações trabalhistas ou civis públicas referentes ao tema. Dessa maneira, elesacreditam que se pode caminhar na direção de um futuro laboral mais humano para aqueles que ajudam a garantir a energiado país.

Acreditar ... Sempre !!!

Nenhum comentário: