NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Lombalgia

A dor é um dos primeiros sinais de que algo não vai bem com o corpo, mas em algumas situações, ela interfere negativamente e de forma direta na qualidade de vida de homens e mulheres. Segundo a Associação Brasileira de Cuidados Paliativos, a lombalgia é responsável por 30% a 40% das dores crônicas que afligem os brasileiros, é também uma das queixas mais freqüentes entre praticantes de atividade física, e que também acomete com freqüência os sedentários. Cerca de 60% a 80% da população terão dor lombar ao longo da vida e, nos Estados Unidos, o problema é o maior causador de incapacidade abaixo dos 45 anos.
Lombalgia é a dor que ocorre nas regiões lombares, lombossacrais ou sacroilíacas da coluna lombar. Ela pode ser acompanhada de dor que se irradia para uma ou ambas as nádegas ou para as pernas na distribuição do nervo ciático e pode ser causada por diversos fatores como contraturas musculares, alterações de postura, hérnias de disco, sobrecarga mecânica, traumas, entre outros fatores que levam a crises de lombalgia.
No esporte, existe um número grande de atletas em diversas modalidades com lombalgia, entre elas corrida de rua, atletismo, ginástica olímpica, judô etc
O maior desafio no tratamento não se resume no controle da dor, já que existe uma tendência da dor melhorar significativamente em até três semanas. O tratamento da lombalgia crônica deve ser focado na diminuição do número de reincidência, uma vez que alguns trabalhos concluem que indivíduos com lombalgia crônica têm cerca de 80% de chances de ter outro episódio de dor.
Após o controle da dor, a fisioterapia, que antes se baseava no controle da inflamação e na diminuição da dor, passa para uma fase de exercícios para recrutamento de alguns músculos abdominais e extensores da coluna que são pouco solicitados mas possuem papel importante na estabilização da coluna lombar. O fortalecimento desses músculos, além impedir novos episódios de lombalgia, podem prevenir a dor lombar em indivíduos que nunca tiveram esse tipo de dor, mas que possuem uma rotina de exercícios tanto de corrida na rua em quanto exercícios em academia.
O fortalecimento dos músculos abdominais e extensores da coluna deve ser feito com freqüência nas pessoas que praticam esportes como corrida, pois a coluna lombar deve ser estabilizada para que as sobrecargas nas vértebras e nos discos intervertebrais sejam minimizadas. Caso a musculatura não tenha força suficiente para suportar as cargas impostas na coluna lombar, podem surgir dores e, em alguns casos, até mesmo desencadear hérnias de disco, compressões do nervo ciático etc.
Mesmo nos casos de hérnia de disco, o tratamento conservador com fisioterapia pode ser suficiente, já nos casos de hérnia de disco que não são tratados de maneira adequada, o tratamento pode ser cirúrgico.
Em casos de dor lombar, procure um profissional especializado, para que o tempo de afastamento do seu esporte seja menor e não ocorram reincidências que levem ao afastamento definitivo da corrida.

Por Wagner Alves ( Fisioterapeuta, wagner.fisio@yahoo.com.br )

Nenhum comentário: