NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Os Benefícios do Alongamento - Técnica AIS (act isolated stretching)

Meio à correria e ao estresse do dia-a-dia, o bem-estar do corpo e da mente geralmente é ignorado em favor da produtividade. Horas a fio em frente do computador e em posições inadequadas, problemas com o chefe, irritações no trabalho, tudo isso favorece a tensão muscular, que, futuramente, pode resultar até em lesões, como o torcicolo. Esses males, no entanto, seriam evitados com um cuidado simples: o alongamento.
De acordo com o fisioterapeuta Luís Fabiano de Oliveira Sene, especialista em Traumatologia e Ortopedia, o alongamento é indicado para pessoas de qualquer idade, independente do fato de praticarem atividades físicas. "Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular.
Com a prática regular, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, proporcionando o realxamento e prevenindo o desenvolvimento de lesões", explica.
O fisioterapeuta reforça que tanto a vida sedentária quanto a prática de atividade física regular intensa promove o encurtamento das fibras musculares e deixa o corpo menos flexível. Nos dois casos, a conseqüência é a maior propensão ao desenvolvimento de problemas ósseos e musculares. Portanto, alongar regularmente é um hábito necessário a qualquer indivíduo.
"De manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.
O alongamento é válido em qualquer hora", frisa. Fabiano orienta que o exercício deve ser mantido, no mínimo, por 30 segundos e não é necessário prender a respiração.
Além de permitir o relaxamento da musculatura e diminuir as tensões, alongar ativa a circulação sangüínea em regiões que antes estavam contraídas, oxigenando melhor as fibras musculares. Outros benefícios citados pelo fisioterapeuta são a redução do estresse, da ansiedade e da fadiga corporal, assim como o aprimoramento da coordenação, pois os movimentos tornam-se mais soltos.
Outros benefícios. Melhora da postura corporal aprimoramento da concentração prevenção de dores facilidade para a realização de atividades de desgaste, como por exemplo: corrida, tênis, natação, ciclismo etc desenvolvimento da consciência corporal à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que está sendo alongada ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Conheça o alongamento AIS (act isolated stretching), que elimina as dores do pós corrida

Já pensou em completar uma maratona ou até mesmo um ironman e no dia seguinte não sentir dor muscular? Hoje isso já é possível através do alongamento AIS (act isolated stretching). A personal trainer Laís Araújo trouxe o método para o Brasil depois que conheceu o alongamento nos Estados Unidos.
“Eu conheci o AIS depois da minha segunda Maratona de Nova York. No dia seguinte da maratona a gente fica cheio de dor, mal consegue descer a escada. Eu fiz o alongamento após a maratona incentivada por alguns amigos americanos e no dia seguinte eu estava andando normal. As pessoas não acreditavam que eu havia completado a maratona”, conta.
De acordo com a personal, o AIS é um método que alonga a musculatura e libera a fáscia (tecido conectivo) através de movimentos isolados é rápidos, cada repetição dura cerca de dois segundos. Com isso é possível aumentar a oxigenação dos músculos e o fluxo sangüíneo, além de aumentar a amplitude do movimento e diminuir a quantidade de ácido lático do corpo.
Cada seção do AIS dura em média uma hora e os profissionais trabalham todos os músculos do corpo. Porém, aqueles mais utilizados ganham um maior foco. “Se eu vou alongar um corredor, priorizo a parte inferior do corpo como quadris e pernas. Já se for um tenista, por exemplo, vamos priorizar braços, tronco, pescoço”, conta Laís.
Segundo a personal, o ideal é fazer o AIS três vezes por semana, de preferência, depois dos treinos e sempre que puder após as competições. Mas com a correria do dia a dia isso nem sempre é possível. “Para os corredores é interessante fazer o alongamento pelo menos após os treinos de velocidade. Assim o atleta vai executar o treino longo da semana com os músculos mais alongados e pode alcançar uma melhor performance”.
Além de Laís, a personal trainer Thais Reis também aplica o método aqui no Brasil. “O AIS não pode ser feito por qualquer pessoa. O alongamento deve ser feito numa maca, com o atleta totalmente deitado. É muito difícil a pessoa fazer esse tipo de alongamento nela mesma”, revela Thais. Ela também lembra que para aplicar o AIS é preciso fazer um curso específico com o criador do AIS nos Estados Unidos.

Sds
Be Happy

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal. Já havia ouvido falar, mas por aqui, em Curitiba, acho que não tem nenhum profissional ainda. Vou verificar. Um abração

Fernando disse...

Excelente sitio!
Te agregué a www.triatlon.com.uy
Saludos
Fernando

Pablo Lapaz disse...

Estimado Giba soy Pablo Lapaz de Uruguay. Me pareció excelente tu blog y ya agregué tu link a mi lista de direcciones recomendadas para visitar.
Agradezco tus comentarios sobre mi página, esperando que sigas en contacto. Te mando un abrazo y quedo a tus órdenes para lo que necesites.

Pablo Lapaz disse...

Estimado Giba soy Pablo Lapaz de Uruguay. Me pareció excelente tu blog y ya agregué tu link a mi lista de direcciones recomendadas para visitar.
Agradezco tus comentarios sobre mi página, esperando que sigas en contacto. Te mando un abrazo y quedo a tus órdenes para lo que necesites.

amantes da corrida disse...

Mais uma bela matéria abordada de uma forma clara e simples.
É por isso que esse blogue é uma referência para mim.