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Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Os Benefícios do Alongamento - Técnica AIS (act isolated stretching)

Meio à correria e ao estresse do dia-a-dia, o bem-estar do corpo e da mente geralmente é ignorado em favor da produtividade. Horas a fio em frente do computador e em posições inadequadas, problemas com o chefe, irritações no trabalho, tudo isso favorece a tensão muscular, que, futuramente, pode resultar até em lesões, como o torcicolo. Esses males, no entanto, seriam evitados com um cuidado simples: o alongamento.
De acordo com o fisioterapeuta Luís Fabiano de Oliveira Sene, especialista em Traumatologia e Ortopedia, o alongamento é indicado para pessoas de qualquer idade, independente do fato de praticarem atividades físicas. "Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular.
Com a prática regular, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, proporcionando o realxamento e prevenindo o desenvolvimento de lesões", explica.
O fisioterapeuta reforça que tanto a vida sedentária quanto a prática de atividade física regular intensa promove o encurtamento das fibras musculares e deixa o corpo menos flexível. Nos dois casos, a conseqüência é a maior propensão ao desenvolvimento de problemas ósseos e musculares. Portanto, alongar regularmente é um hábito necessário a qualquer indivíduo.
"De manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.
O alongamento é válido em qualquer hora", frisa. Fabiano orienta que o exercício deve ser mantido, no mínimo, por 30 segundos e não é necessário prender a respiração.
Além de permitir o relaxamento da musculatura e diminuir as tensões, alongar ativa a circulação sangüínea em regiões que antes estavam contraídas, oxigenando melhor as fibras musculares. Outros benefícios citados pelo fisioterapeuta são a redução do estresse, da ansiedade e da fadiga corporal, assim como o aprimoramento da coordenação, pois os movimentos tornam-se mais soltos.
Outros benefícios. Melhora da postura corporal aprimoramento da concentração prevenção de dores facilidade para a realização de atividades de desgaste, como por exemplo: corrida, tênis, natação, ciclismo etc desenvolvimento da consciência corporal à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que está sendo alongada ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Conheça o alongamento AIS (act isolated stretching), que elimina as dores do pós corrida

Já pensou em completar uma maratona ou até mesmo um ironman e no dia seguinte não sentir dor muscular? Hoje isso já é possível através do alongamento AIS (act isolated stretching). A personal trainer Laís Araújo trouxe o método para o Brasil depois que conheceu o alongamento nos Estados Unidos.
“Eu conheci o AIS depois da minha segunda Maratona de Nova York. No dia seguinte da maratona a gente fica cheio de dor, mal consegue descer a escada. Eu fiz o alongamento após a maratona incentivada por alguns amigos americanos e no dia seguinte eu estava andando normal. As pessoas não acreditavam que eu havia completado a maratona”, conta.
De acordo com a personal, o AIS é um método que alonga a musculatura e libera a fáscia (tecido conectivo) através de movimentos isolados é rápidos, cada repetição dura cerca de dois segundos. Com isso é possível aumentar a oxigenação dos músculos e o fluxo sangüíneo, além de aumentar a amplitude do movimento e diminuir a quantidade de ácido lático do corpo.
Cada seção do AIS dura em média uma hora e os profissionais trabalham todos os músculos do corpo. Porém, aqueles mais utilizados ganham um maior foco. “Se eu vou alongar um corredor, priorizo a parte inferior do corpo como quadris e pernas. Já se for um tenista, por exemplo, vamos priorizar braços, tronco, pescoço”, conta Laís.
Segundo a personal, o ideal é fazer o AIS três vezes por semana, de preferência, depois dos treinos e sempre que puder após as competições. Mas com a correria do dia a dia isso nem sempre é possível. “Para os corredores é interessante fazer o alongamento pelo menos após os treinos de velocidade. Assim o atleta vai executar o treino longo da semana com os músculos mais alongados e pode alcançar uma melhor performance”.
Além de Laís, a personal trainer Thais Reis também aplica o método aqui no Brasil. “O AIS não pode ser feito por qualquer pessoa. O alongamento deve ser feito numa maca, com o atleta totalmente deitado. É muito difícil a pessoa fazer esse tipo de alongamento nela mesma”, revela Thais. Ela também lembra que para aplicar o AIS é preciso fazer um curso específico com o criador do AIS nos Estados Unidos.

Sds
Be Happy

5 comentários:

TC Projeto Triathlon (Tuco) disse...

Muito legal. Já havia ouvido falar, mas por aqui, em Curitiba, acho que não tem nenhum profissional ainda. Vou verificar. Um abração

Fernando disse...

Excelente sitio!
Te agregué a www.triatlon.com.uy
Saludos
Fernando

Pablo Lapaz disse...

Estimado Giba soy Pablo Lapaz de Uruguay. Me pareció excelente tu blog y ya agregué tu link a mi lista de direcciones recomendadas para visitar.
Agradezco tus comentarios sobre mi página, esperando que sigas en contacto. Te mando un abrazo y quedo a tus órdenes para lo que necesites.

Pablo Lapaz disse...

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Fábio Pio Dias disse...

Mais uma bela matéria abordada de uma forma clara e simples.
É por isso que esse blogue é uma referência para mim.