Muitos corredores já devem ter se perguntado qual melhor forma para realizar os treinos, por tempo ou distância?
Particularmente utilizo os dois métodos, pois acredito que ambos são importantes para a montagem e planejamento de treinos, pois na maioria dos treinos tanto o tempo como a distância são utilizados, por exemplo, treinos intervalados:
10x400m recuperação de 60 segundos ou treinos de ritmo em que o atleta deve cumprir certa distância em um determinado tempo.
Basta saber como essas variações de treinos serão administradas, lembrando sempre do volume e intensidade.
O treinamento por distância contribui para uma melhor mensuração nas séries de ritmo e tiros, pois são mais exatos e mais confortáveis no deslocamento em velocidade e na volta calma.
O treino por distância também colabora no ganho de confiança do atleta em relação à prova, além de utilizar uma melhor técnica de movimentos do que a dos treinos por tempo.Um estudo feito com atletas que treinam para prova de maratona mostra diferença na hora de correr a prova, os que treinavam mais por distância do que por tempo nas sessões específicas (longos e séries de ritmo) mostravam uma resposta mais regular de tempo por km.Já os que treinavam mais por tempo do que por distância variavam muito o ritmo durante a prova.
Outro fator importante de ser analisado no momento de programar os treinos é saber exatamente o que você tem à sua disposição e seus objetivos reais com a prova, pois assim você poderá dar mais ênfase aos treinos por distância ou por tempo.
Uma boa ferramenta para os treinamentos são as avaliações físicas realizadas em laboratórios específicos, a partir dos dados obtidos, como índices fisiológicos, o atleta tem como saber o que realmente está fazendo e fica a seu critério, fazer treino por tempo ou por distância.
Fonte Ativo.com
Por: Felipe Romano ( preparador físico em São Paulo )
Nenhum comentário:
Postar um comentário