NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O Oxigênio


A corrida faz parte dos Desportos terrestres de movimentos cíclicos, que são constituídos por gestos iguais e repetidos ritmicamente, ao longo da performance.
-Desde os tempos dos homens das cavernas, o homem já a utilizava como meio de sobrevivência, ou enquanto caçador ou por vezes como a caça-.
Nos dias de hoje a corrida vem sendo utilizada como base de treino para os mais diferentes esportes e como o esporte em si. Esporte este que vem a cada dia ganhando mais adeptos e provas por todo mundo. As provas de corrida de 10km no Estado de São Paulo, por exemplo, tem atraído verdadeiras multidões e não param de crescer.
Ao iniciar na corrida ou mesmo para quem busca melhora de performance, um fator importante é o "Fator Oxigênio".
Na respiração o ar entra e sai dos pulmões, permitindo que o sangue obtenha oxigênio, utilizando-o no metabolismo das células, e elimine o gás carbônico. Para que aconteça um esforço físico é fundamental que exista a coordenação entre função circulatória e função respiratória.
Treine sua respiração, para quem vai iniciar na corrida, treine a respiração em uma caminhada leve e para aqueles que já correm, treine a respiração em um trote leve/moderado. A inspiração deve ser feita pelo nariz, travando o tórax para baixo realizando o trabalho do diafragma, permitindo que o volume total do pulmão seja preenchido. A expiração é pela boca, de forma a ocorrer o completo esvaziamento. Um detalhe importante é o de evitarmos a inspiração pela boca, pois apenas o nariz tem o mecanismo de filtragem, aquecimento e umedecimento do ar. Assim alem de mais eficiência, evitamos a entrada facilitada das infecções contidas no ar.
Uma dica para se evitar a poluição, ou diminuir os seus efeitos, é evitar correr em ruas muito movimentadas e em horários de pico. Prefira correr pela manhã, quando o ar apresenta menos poluentes, à noite o ar esta mais poluído e seco.
A boa postura, ritmo e correta biomecânica também são facilitadores da respiração.
Com relação à postura, a posição de tronco deve ser mantida ligeiramente à frente 90º, não curve a região da cintura, o olhar deve ser mantido para frente, linha do horizonte, com a cabeça erguida, a altura deve ser mantida tanto pela manutenção da postura ereta, quanto pela passada em sentido à frente e não somente à cima.
Aulas como pilates e yoga, ajudam muito a controlar e melhor a respiração, ganhar maior consciência corporal e auxiliar na postura.
Na próxima matéria apresentarei exercícios para melhorar a mecânica da corrida e treinos de ritmo.

"Prepara-te para o que quiseres ser".
Provérbio Alemão

Prof° João Vicente de Moraes Neto
Diretor técnico Ecogym Road Runners Assessoria Esportiva

Nenhum comentário: