NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

domingo, 13 de dezembro de 2009

Corra bem na 3º Idade

A corrida sempre foi uma boa opção para os praticantes de esportes. Aqui vamos falar especialmente daqueles que já estão nos 50! Embora a velocidade já não seja a mesma que anteriormente, a vantagem é que você pode ainda manter a força em eventos de distância.
"A corrida é o que motiva a minha alma, e o meu dia", afirma Sharon Barbano, 54, que corre há mais de três décadas e em seu auge ganhou a maratona da Finlândia e, no ano seguinte a maratona de Long Island. Barbano, que treina instruída por um personal trainer duas vezes por semana é muito consciente do que ela tem de fazer para manter-se treinando bem nas próximas décadas. "Longevidade depende da proteção de seu corpo pela força e treino", afirma. "Muitas pessoas que treinavam comigo na década de 70 já pararam de treinar."
Outro estudo realizado com corredores com idade entre 40 e 70 anos mostrou que alguns tinham poder de perna semelhantes. Depois dos 70 houve uma diminuição – porém 20 anos mais tarde do que aconteceu em pessoas sedentárias. Estudos também mostraram que os atletas têm menor índice de depressão, estresse e fadiga do que aqueles que não praticam atividades físicas, isso de acordo com o especialista em medicina desportiva, o americano Walter Bortz.
Em notícia ainda melhor, o Dr. Bortz realizou um estudo que encontrou alto nível de satisfação sexual correlacionado com a corrida aos 50 anos e até em praticantes mais velhos. Em contrapartida, as corredoras estão mudando os destinos da década. A idade média da menopausa é aos 51 anos, e durante essa fase, as mulheres podem perder até 90 % de estrogênio, o que faz com que a massa óssea se solte de 2% a 5% por ano em cinco anos após a menopausa, aumentando o risco de osteoporose. Embora a corrida ajude a regular as oscilações de humor da menopausa, quando realizada por si só não pode impedir a perda óssea. "A influência da menopausa é além do que o treinamento pode superar", diz o cientista Steven Hawkins, pH.d., entretanto salientando que ao treinar você poderá ajudar solidificar seus ossos.
Já os homens têm decididamente mais vantagens: por volta dos 80 anos eles perderam em média 20 % da massa óssea contra 40% das mulheres, um número muito maior. Ainda assim, a corrida é um grande antídoto. "Osteoporose não acontece exclusivamente em relação à qualidade do osso", diz o especialista. "É também sobre a qualidade do músculo que rodeia o osso. Se seus músculos são trabalhados, você terá menor probabilidade de cair e quebrar um osso. Dr. Bortz sugere também a prática da ioga ou do Tai Chi como complemento, ou até mesmo uma técnica mais simples como fechar os olhos e ficar em um pé por 30 segundos. "Estas atividades também podem fortalecer seus músculos do tronco e evitar a dor nas costas", completa.
Por isso, mantenha seu ritmo na primavera, praticando passadas que reforçam seus pés principalmente para melhorar a mobilidade em suas articulações.
Para os cinqüentões, boa corrida!

Um comentário:

Jorge Cerqueira disse...

Giba muito boa a matéria, parabéns, realmente hj em dia a galera da 3ª idade tá mandando ver e é exemplo para muitas pessoas mais novas do que ela.
Bom meu amigo desejo a vc e sua família um Feliz Natal e um próspero Ano Novo e que em 2010 vc corra muito.

Bom final de semana e bons treinos,

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com