NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Flexibilidade, Alongamento e Exercícios

A mobilidade é de fundamental importância para execução qualitativa e/ou quantitativa de movimentos, pois o indivíduo que apresenta uma flexibilidade geral boa, isto é, ser capaz de movimentar-se normal e livremente em todos os seus arcos articulares, é um individuo mais apto e menos propenso a lesões musculares.
A preparação adequada às exigências de cada modalidade esportiva, atua de forma positiva e complexa, sobre o desenvolvimento das demais qualidades físicas e das habilidades técnicas desportivas. "Com maior mobilidade, exercícios de grande amplitude podem ser executados de forma mais forte, mais rápida e mais contínua".
Desta maneira, o treinamento da flexibilidade é um elemento que não pode ser substituído no processo de preparação. Além dessas importantes considerações, a mobilidade assume outras funções de grande valor nas modalidades esportivas:

a)provoca um aumento na capacidade mecânica nos músculos e nas articulações, permitindo um aproveitamento mais econômico de energia durante o esforço – Técnica.

b)É um fator preventivo contra acidentes desportivos quando a musculatura é exigida até seus limiares funcionais. Nestes casos utilizam-se os exercícios de alongamento como prevenção de lesões e contusões nas estruturas envolvidas.

c)No sentido psicológico de um ajuste ideal no treinamento; se os músculos e tendões não causam problemas, então a atitude mental em relação a um treinamento mais duro e de maior duração é positiva.

d)Propicia um aumento na capacidade de relaxamento da musculatura, facilitando o estiramento dos músculos de um indivíduo que apresenta um tônus muscular aumentado.

As sessões de flexibilidade se tornam a cada dia mais presentes no treinamento diário, principalmente no desporto de alto nível, o que possibilita ao atleta um aprimoramento de sua performance.

Os exercícios de flexibilidade, devem ser realizados periodicamente tanto para atletas, como já mencionei, como para pessoas que praticam esporte por questões de saúde.
Hoje em dia existem diversas aulas e modalidades que trabalham muito bem a flexibilidade e também a postura, dentre elas, as que costumo sempre indicar para meus alunos são o Pilates e as aulas de alongamento consciente.
É de grande importância que o Professor de Educação Física saiba empregar corretamente e em tempo certo os exercícios de alongamento, para que não caia no erro de selecionar séries inadequadas à idade do indivíduo ou, a sua condição atlética, ou a possíveis limitações físicas.

Bons Treinos!

Por : Prof° João Vicente de Moraes Neto
Diretor técnico Ecogym Road Runners Assessoria Esportiva
CREF 033716-G/SP

Nenhum comentário: