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sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Deep Water Running - Correr dentro d`água em uma piscina profunda

Por Carlos A. Cavalheiro
Você já pensou em correr dentro da piscina?

O “deep running”, nada mais é do que a corrida na água. Porém, o que muitos não sabem é que essa prática esportiva pode ser usada como meio de recuperação para atletas.

Esse método foi utilizado pela a primeira vez em 1984. A maratonista americana, Joan Benoit Samuelson, utilizou o ”aquajogger” logo após uma cirurgia no joelho, realizada durante sua preparação para as Olimpíadas de Los Angeles. Depois de sua recuperação, ela venceu e ganhou a medalha de ouro dos jogos.

Pessoalmente, tive a felicidade de ver, durante os Campeonatos Mundiais de Roma (1987), a atleta norueguesa, Ingrid Kristianssen, realizar o mesmo trabalho na piscina do hotel junto ao seu treinador. Na ocasião, ela realizou dentro da piscina todo o treinamento que deveria ser feito nas ruas. E isso me chamou a atenção. Vi a atleta realizar um forte trabalho contínuo de corrida, fartleks, intervalado intensivo e extensivo por duas semanas na piscina!

A partir desse momento comecei a utilizar o treinamento na piscina como parte integrante no planejamento de treinamento dos meus atletas, principalmente para a recuperação e regeneração depois de uma carga pesada de treinos.

Com funciona - No “aquajogger” usamos o próprio corpo como instrumento de trabalho, só que dentro da água. Com isso diminuímos o peso corporal e conseqüentemente o estresse e o trauma causado principalmente nas pernas por causa do impacto.

Por isso o método é utilizado como forma de programa alternativo quando o atleta está lesionado, ou quando se recupera de uma lesão. É uma boa alternativa para o atleta continuar com atividade física sem perder a forma.

Essa atividade também melhora o nível de força e a flexibilidade do atleta, porque é realizado na água contra uma resistência constante e promove ao mesmo tempo o desenvolvimento da capacidade cardio-pulmonar.

Similaridades da corrida na rua e da corrida na piscina:
:: Tem a mesma ação de corrida;
:: Mesmo tipo de trabalho;
:: Similares efeitos fisiológicos no treinamento;
:: Mesma possibilidade de intensidade de movimentos.

Peculiaridades da corrida na piscina:
:: É realizado em um ambiente diferente com temperatura estável;
:: Requer uma grande aplicação de força de forma constante pelo atleta;
:: Permite freqüência de passadas lenta ou rápida, como também amplitude de passadas, curta ou longa, de acordo com o trabalho realizado;
:: O atleta não tem fase de recuperação na passada da corrida;
:: Devemos realizar sempre intervalos de recuperação curtos entre as repetições e séries;
:: Erros técnicos podem ser mais visualizados e conseqüentemente mais fáceis de serem corrigidos.

Como realizar a corrida na piscina - A corrida em piscina, geralmente é feita com um colete e deve seguir algumas regras, como:
:: O trabalho é realizado em piscina e o pé do atleta não pode tocar o fundo da piscina;
:: O atleta deve manter o corpo fora da água na altura de seu pescoço;
:: A boca do atleta deve permanecer fora da água facilitando a sua respiração;
:: Mantenha o ângulo de visão sempre para frente e não para baixo;
:: O corpo deve permanecer na posição vertical com a coluna ereta e ligeiramente inclinada para frente. Uma inclinação demasiada deve ser evitada;
:: o movimento de braços na piscina é similar ao utilizado na corrida na rua com ação inicial nos ombros e depois aos braços.

Conclusão - O “aquajogger” é mais uma forma de treinamento para o atleta que pode ser utilizado na fase de recuperação de lesão, pois elimina o impacto nas articulações, músculos e tendões. É um efetivo treinamento durante a fase de reabilitação do atleta.

Também beneficia a recuperação do atleta, pois ajuda a retirar o ácido lático após um trabalho forte na pista ou na rua. Muitas vezes é uma combinação de recuperação ativa e massagem, dependendo da forma que for utilizado.

Deve ser incorporado ao treinamento regular do atleta, pois é uma forma de trabalho de baixo estresse e uma forma adicional de desenvolvimento de capacidade e potencia aeróbica.

Be Happy

8 comentários:

elis disse...

olá,

amei a matéria!
estou me recuerando de uma lsão no calcanhar, e meu fisioterapeuta me recomendou o deep running, para manter o condicionamento enquanto melhoro do pé!

devo começar o treino na água hoje mesmo!

obrigada!

http://elismc.blogspot.com

Jacke Gense disse...

Eu já pratiquei deep running (por um pequeno periodo, + ou - 1 Mês).. em 2007, quando tive uma fratura por stress.. é muito bom.. não há impacto..
Vale a pena.. infelizmente eu só conheço uma academia em são paulo que oferece aulas de deep... além disso não é barato :(

bjs
Jacke
www.bloglightrun.blogspot.com

Marluce Fagotti disse...

Bom saber! A Elis está lesionada e terá que fazer isso!
vaeu pela informação, bons treinos, Marluce

vera paes disse...

Olá gente. Sou de Santos e pratico a modalidade na praia no canal 3 à 2.30m de profundidade. Fazemos ás segundas, quartas e sextas a partir das 08.30h. Temos um treinador chamado Cesar. É excelente.

Eduardo disse...

Olá pessoal.

Meu médio indicou deep running, pois sou corredor e estou me recuperando de uma pubalgia. Não consigo achar um local ou profissional especializado noo Rio de Janeiro. Alguém poderia me ajudar?

Obrigado!

Eduardo disse...

Olá pessoal.

Meu médio indicou deep running, pois sou corredor e estou me recuperando de uma pubalgia. Não consigo achar um local ou profissional especializado noo Rio de Janeiro. Alguém poderia me ajudar?
Obrigado!

Eduardo disse...

Eduardo,
Estou passando pelo mesmo problema que você. Não consigo encontrar um lugar para praticar o deep running no Rio. Estarei em SP nas próximas 2 semanas e farei contato com um pessoal especializado de lá. Se conseguir algo posto aqui. QQ manda um e-mail canellas@terra.com.br.

jacira fortes disse...

ADOREI MAS QUERO SABER ONDE FAZER NO RJ?