NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A fascite plantar

Recebi e-mails de amigos corredores e seguidores do Blog sugerindo alguns temas sobre as lesões que podemos sofrer em corridas.
Separei as matéria e estarei divulgando para que todos possam acompanhar.

LEMBRE-SE:

Se sentir uma dor, não exite, respeite o corpo e procure um médico. Na maioria das vezes a coisa é simples, mas por insistência do atleta em treinar ou fazer o tratamento de forma errada, a coisa fica feia e daí, o "molho", pode virar uma eternidade.

Fascite Plantar

É a inflamação na estrutura de sustentação da sola dos pés. O sintoma principal é dor ao redor da base do calcâneo e no arco, sendo normalmente pela manhã ao sair da cama. É uma lesão de esforço que afeta a superfície da sola ou do flexor (plantar) do pé. A fascite plantar significa inflamação da faixa resistente, fibrosa do tecido (fáscia) que liga o osso do calcanhar à base de seus dedos do pé. As probabilidades de sofrer desta lesão aumentam, se for mulher se sofrer de excesso de peso, ou se trabalhar num sitio com superfícies duras ou que requeira caminhar muito. Também pertence ao grupo de risco quem corra ou caminhe como forma de exercício como maratonistas, triatletas entre outras atividades esportivas. As pessoas com pés rasos (popular pé chato) ou cavos também são mais susceptíveis de desenvolver fascite plantar. A lesão começa com uma dor suave e gradual no osso do calcanhar descrita freqüentemente como a uma “picada de agulha”. È mais provável que a sinta após (não durante) o exercício. Se não tratar a fascite plantar, pode transformar-se numa lesão crônica. Não se poderá prosseguir com a atividade desportiva, sob pena de também desenvolver lesões no pé, joelho, e problemas de coluna.

Anatomia
A fáscia é uma faixa apertada de tecido conjuntivo fibroso denso que prende do calcâneo à base dos dedos do pé. O tendão de Aquiles também se prende no calcâneo. Se o tendão está muito tenso, há uma redistribuição ao longo da fáscia. Muita tensão pode rasgá-la. Isto resultará em dor e inchaço possivelmente.
A fáscia retém músculos e tendões na planta do pé e dedos, reduz a compressão das artérias e nervos plantares.

Tratamentos
O descanso é o primeiro tratamento para a fascite plantar. Tente manter o pé sem esforço até que a inflamação desapareça. Pode também aplicar gelo na área dorida por 20 a 30 minutos três ou quatro vezes por dia, uma série de exercícios, ultra som e alongamentos orientados por um fisioterapeuta serão necessários para aliviar os sintomas de dor. O seu médico poderá prescrever medicação antiinflamatória caso seja necessário.

Necessidades de um bom calçado
É necessária a estabilidade adequada, mas o amortecimento de impactos também deverá ser levado em conta. Atletas deverão trocar seus calçados à medida que os mesmos perderem suas propriedades de amortecimento, ou seja, a partir do momento que os calçados se tornarem duros.
Em geral um tênis de corrida dura em média 400 a 650 km sem perder suas propriedades, desde que o usuário faça o correto uso do mesmo, que necessita de um repouso de 48hrs para que o solado volte a sua condição original.
Hoje as grandes marcas de calçados desenvolvem tênis de acordo com o tipo de pisada (em pronação ou supinação), por esse motivo se deve escolher o tênis ideal pra o seu tipo de pisada, sempre orientado por um profissional treinado neste assunto. Meias de alta compressão como a SLS3 também auxiliam ao tratamento, pois sua compressão promove o realinhamento das fibras musculares gerando um alívio de tensão da fáscia plantar, alem de auxiliar na remoção do acido láctico causador de câimbras e desconforto muscular.

Everson de Almeida Mendonça
Crefito 2/71341-F

4 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

Fala Giba, boa noite camarada, muito boa a matéria e com certeza se alguém precisar vai encontrar aqui um bom material é isso ae...Olha o meu blog Jmaratona está com domínio próprio agora em vez de vc digitar www.jmaratona.blogspot.com digite apenas www.jmaratona.com é simples, quando puder atualize o meu link aqui o seu blog...Bom final de semana e bons treinos.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Unknown disse...

Oi Giba,
Parabéns pela matéria e pelo blog! Muito legal as matériais e abordagens citadas aqui.
Estou começando no esporte e as informações estão sendo importantantes para mim.

Continuarei por aqui lendo seus posts.
Parabéns! Abs

Julio Cirello

Everton Domingues disse...

Olá Giba

Tão bom ver um blog bem cuidado que fale de outros esportes além do futebol. Tb sou blogueiro apaixonado, ex-atleta e insistente corredor de rua. Já devemos ter nos cruzado pelos asfaltos da vida.
Quero me tornar teu amigo, já sou seguidor do seu trabalho. E adoraria poder ve-lo nos meus blogs olímpicos.
Vamos trocar infos e apoio. Estou a disposição pra trocarmos figurinhas.

Gde abraço e um ótimo 2010. Pq, afinal, o Ano Novo no Brasil é depois do Carnaval.. rsss

Anônimo disse...

Fascite Plantar, eu tenho mais continuo com as minhas corridas comprei um ASICS NIMBUS 11 sinto poucas dores, quando o corpo esquenta as dores somem só quando esfria que volta......