NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Corrida aumenta a capacidade cerebral e ativa a memória


Que correr ajuda a manter a forma e traz inúmeros benefícios para nosso corpo, todos sabem, mas agora adicionamos mais um:
Corredores são mais inteligentes que sedentários! Luca Speciani, especialista italiano em medicina esportiva e alimentação, garante que os praticantes de corrida desenvolvem mais capacidades cerebrais. Durante uma corrida, o cérebro pode ficar com pouco oxigênio e ser obrigado a funcionar com reservas de energia. Segundo Speciani, isso significa que pensar e tomar decisões em condições extremas torna a pessoa capaz de fazer sua massa cinzenta funcionar mais do que a de uma pessoa sedentária!
A lista das vantagens de por um pé atrás do outro só vai aumentando a cada descoberta dos estudiosos. Cientistas da universidade britânica de Cambridge apontam que esse exercício pode também beneficiar o cérebro, aumentando a atividade cerebral e ativando a memória.
De acordo com o estudo, desenvolvido em parceria com o US National Institute on Ageing, correr leva à produção de centenas de milhares de novas células em uma região do cérebro ligada à formação e ao colecionamento de memórias. Assim, correr melhora a habilidade do cérebro de evocar memórias sem confundí-las, tarefa crucial para o aprendizado e demais atividades cognitivas.
Para a pesquisa, os cientistas de Cambridge usaram dois grupos de ratos, sendo que somente um deles tinha acesso irrestrito a uma roda que permitia o exercício físico. Durante o estudo, dois quadrados eram exibidos em uma tela de computador. Se tocassem com o nariz o quadrado da esquerda, os ratos recebiam um doce. Se tocassem o da direita, não recebiam nada.
Depois dos treinamentos, as cobaias foram submetidas a testes de memória em que eram usados os mesmo quadrados com os quais já tinham tido contato. De acordo com os resultados, o grupo de ratos que corria na roda disponível pontuou duas vezes mais no teste de memória do que o outro grupo.
Os cientistas salientam que os dois quadrados eram muito parecidos e que, para distinguir um do outro, as novas células produzidas durante a corrida foram fundamentais. A descoberta, segundo especialistas, pode ajudar no tratamento da deterioração da habilidade mental que afeta muitos idosos.

Be Happy !

Nenhum comentário: