NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Fome Zero

O Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM, do inglês American College of Sports Medicine) afirma que o exercício físico é mais importante para perder peso que a dieta. “A privação alimentar desanima qualquer um. A pessoa não consegue levar o programa adiante e logo volta a ganhar peso. Já a atividade física mexe com o centro de prazer do cérebro, dá energia. E, ao ver os resultados dessa dedicação, automaticamente a pessoa começa a ter mais qualidade à mesa”, diz Silva. O treinador Luís Tavares, que orienta uma equipe de corredores em São Paulo, ainda aponta como benefício do exercício a redução da ansiedade, um fator que influencia os ataques à geladeira.

E a corrida não deve também aumentar sua fome. “Ao contrário: está entre as atividades que mais inibem o apetite”, diz a nutricionista Suzana Bonumá, do ambulatório de medicina esportiva do Hospital das Clínicas de São Paulo. Isso porque, como exercício aeróbico, estimula a produção de leptina, proteína que age no sistema nervoso central promovendo menor ingestão alimentar e acelerando o metabolismo.

Devagar e sempre

Para perder esses quilinhos com a corrida, nós não estamos falando de treinos pesados. “Quem deseja emagrecer deve dar ênfase à duração e não à intensidade do exercício. Ou seja, é melhor correr uma hora em ritmo confortável que fazer 30 minutos extenuantes”, diz o professor educação física Luís Tavares, da Equipe de Corrida Tavares, de São Paulo. Até porque camiseta encharcada de suor não é sinônimo de perda de peso. “Significa apenas que você está desidratando”, afirma o especialista, pós-graduado em treinamento desportivo pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Nenhum comentário: