NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

120805 - 10ª Meia Maratona Cidade de São Bernardo do Campo


A 10º edição da Meia Maratona de São Bernardo do Campo aconteceu no domingo, 05 de agosto, e reuniu cerca de cinco mil corredores.

A prova faz parte do calendário de comemorações do aniversário do município, que no próximo dia 20 de agosto completa 459 anos e teve duas distâncias: 21 km e 5 km. Participei desta prova realizando os 21 km e foi a minha 2º Meia Maratona e com uma vitória pessoal muito grande. ( A primeira foi esta mesma prova ano passado ).
Peguei o meu kit pré-corrida no sábado e com a corrida praticamente no quintal de casa, cheguei cedo ao local da prova, pois sei que varias ruas são interditadas para o evento causando grande transtorno para chegar e para estacionar, por volta de 6:45 eu já estava perambulando pela arena da prova.
Chegar cedo à corrida tem suas vantagens, rever amigos, bater papo com o pessoal, muitas fotos, alongar, aquecer e muitas das vezes também nos deixa mais relaxado em relação ao que vamos enfrentar na corrida, e foi exatamente o que ocorreu, pois o horário foi passando e ali com o pessoal só vi que já era a hora de correr quando estavam chamando as ultimas pessoas para a largada em onda dos 21 km, ai que fui para o local da largada e larguei la pelo fundão da 3º onda que já estava começando a correr.

O clima fresco com o céu um pouco nublado estava propicio a corrida, e meu objetivo para esta prova era simples, chegar... e chegar inteiro, sem me preocupar com tempo ou com colocação, mesmo que para isso eu chegasse em ultimo, tendo em vista que há exato um ano que eu não fazia uma Meia (foi exatamente a Meia de SBC a minha primeira em 2011) e os meus treinos não estavam com essa qualidade toda para uma corrida de 21 km, então ao largar só me preocupei em realizar meu objetivo.
Comecei a corrida tranqüila e confiante, e como disse sem me preocupar com o tempo, mas não tem jeito né, o nosso psicológico é mais forte e a cada quilometro que passava eu trava o tempo pra poder ter uma idéia de como estava o desempenho, e percebi que estava indo muito bem sempre em uma média de 6:00 de pace.
Por volta do 4º Km, estava sendo ultrapassado pela minha amiga Vilma, trocamos algumas idéias ainda pelo percurso e acompanhei-a por mais ou menos um quilometro, e já na descida do final da Av. Senador Vergueiro ela foi embora, pois o ritmo dela é de longe muito mais rápido que o meu, e fui assim confiante e confortável ate as proximidades do 7º quilometro já dentro da Av. Preste Maia, onde no meio da subida que da acesso a Av. Tiradentes, senti um forte enjôo e fui obrigado a diminuir o meu ritmo ali, pois sabia que se passasse mal com certeza iria ter de terminar c corrida por ali, e isso realmente não estava em meus planos.
Com a diminuição do ritmo, tudo voltou ao normal, pelo menos por mais 2 km, pois descobri que tenho uma síndrome ao correr Meia Maratona (pelo menos nas duas aconteceu à mesma coisa) no 9 km, novamente me bateu um ar de desespero, me desconcentrei total ao ver a placa de 9km e na minha cabeça só passava o fato de ainda faltar 12km para o término da corrida, deu vontade de caminhar, de pegar um ônibus, sei la de qualquer coisa menos correr as pernas ficaram pesadas, e tentei retomar a concentração, pois já havia passado isso nesta mesma prova ano passado e já sabia que assim que acabasse a Via Anchieta, eu retomaria a confiança, tentei esquecer o que tinha pela frente, mas estava complicado e foi assim do km 9 até o km 11, foram praticamente 2,5 km de luta interna que parecia que não teria fim, esqueci até de travar o tempo nesses quilômetros, não sei ao certo quanto tempo perdi nessa luta.
Na chegada a Av. João Firmino, consegui vencer eu mesmo e mesmo ainda faltando aproximadamente 10 km, retomei a concentração as pernas entraram no automático e aquele peso todo simplesmente sumiu, meu cérebro acreditou que agora faltava pouco, pois dali ate a proximidade dos 18 km é um percurso que costumo treinar, então conheço bem esse trajeto, e com essa retomada de atitude, voltei também a fazer novamente um tempo bom na corrida.
Realizei toda a subida da Av. João Firmino, subi a Av. Cristiano Angeli, entrei na Av. Robert Kennedy, como se estivesse simplesmente no inicio da corrida, nem parecia que havia sofrido uma pane total no meio da corrida, e nesse momento já começava a me preparar para a devastadora subida da Av. Piraporinha.
Treino essa subida praticamente uma vez por semana e quando entrei na avenida, não via motivos de preocupação em realizar os 2 km de subida que quebra muitos corredores, mas me enganei, pois quase no final da subida, comecei a sentir como se fosse me dar câimbra na panturrilha direita, e imediatamente diminui e comecei a caminhar, ali não era o local pra quebrar, imagina a frustração de correr 18 km e não terminar a prova caminhei sim confesso caminhei por aproximadamente 2 minutos ate o final da subida, pois sabia que dali pra frente não havia mais subidas e que daria pra ir com um ritmo leve levando ate o final e que se tivesse que dar câimbra que desse depois da linha de chegada.

Fiz os últimos quilômetros, bem sossegado, sem pressa, tomando somente o cuidado de chegar, já que esse era meu principal objetivo desde o inicio, e já imaginaria que seria alem de um péssimo tempo, que realmente eu não chegaria tão inteiro conforme imaginei, mas ao cruzar a linha de chegada tive a imensa surpresa, travei meu relógio em 02H12M54S, sim, mesmo com todos esses desajustes no percurso fechei minha Meia Maratona 8M34S mais rápido do que a primeira que foi nesse mesmo trajeto, e melhor ainda... inteiro, pois aquela ameaça de câimbra não voltou a me pegar e aprendi mais uma coisa com essa corrida.
 
“A corrida me ensinou a nunca desistir
Nem ganhar, nem perder mas sempre evoluir...”

Que venha a próxima Meia Maratona... J

Opinião Geral:

A Prova:
10º Meia Maratona de São Bernardo do Campo (http://www.corpore.org.br/)
Nota 5 ( escala de 0 a 5 ) - boa hidratação, percurso sinalizado, kit excelente, sem atropelo na largada ( largada em ondas ).
Pontos Negativos da Prova: Não existe.
Distância: 21,1 km - Asfalto.
Data/Hora: 05 de Agosto de 2012 - 08:15 hs
Local: Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo – São Bernardo/SP
Temperatura: Agradável,  20º em média, nublado.
Camiseta: Laranja Manga Curta, arte idêntica ao do ano passado.
Medalha: Bonita e bem desenhada, acredito que uma das mais bonitas que eu já ganhei, com a cidade de Sâo Bernardo em relevo ao centro.
Kit da Corrida: Simples, porém bom.
Resultado na Web:
http://www.corpore.com.br/noticia-meia-maratona-sbcampo-veja-como-foi-4501.asp

Meu Desempenho:
Distância: 21,1 Km
Meu número de Peito: 2229
Tempo Total: 02H12M54S ( liquido ) 02H23M11S ( bruto )
Pace: 06:17 min/Km – (25s menor que minha ultima Meia Maratona)
Colocação Geral: 1425 / 1822 – 78%
Colocação Faixa Etária: 201 / 251  - 80%
Colocação Sexo: 1296 / 1591 - 81%
Tênis: Sprint Nylon Vermelho Grafismo Branco (4º corrida realizada – 51,1 Km)
59º Corrida Geral - 2º Nesta Distância - 8º no ano de 2012 ( média de 1 por mês ) – 4º vez nesta corrida ( 2 corridas de 5K e 2 corridas de 21,1Km ) – 2º Neste percurso ( Melhor tempo )


Gostei:
de toda a corrida no aspecto geral, e adorei a medalha.

Não gostei:
Nada que tenha identificado negativamente

Be Happy

Um comentário:

tutta disse...

Parabéns pela prova que mesmo tendo dificuldade diminuiu e muito o seu tempo em relação ao ano anterior.
Abraço e bons treinos.


tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br