NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Como a perda de peso interfere no desempenho


Segue matéria retirada da Revista O2 Por Minuto, http://o2porminuto.uol.com.br/ ao qual achei muito interessante !

Como fonte : GSSI (Gatorade Sports Science Institute) - www.gssi.com.br

Espero que ajude a nós todos.....



Diminuir alguns quilos de forma incorreta não é a melhor opção para um atleta e pode atrapalhar a performance

As pessoas fazem comentários sobre seu peso e sugerem que seu desempenho pode melhorar se você perder alguns quilos. Eles estão certos? O que você deve fazer? Antes de pular a próxima refeição, pense nos pontos a seguir.Genética e esportes – influência no peso corporalÉ importante perceber que fatores genéticos têm influência no peso corporal e que nem todos conseguem atingir um peso específico. Mas é possível, apesar de não ser fácil, modificarmos a dieta para mudar o peso corporal de alguma maneira, além da decisão de tentar também aumentar a atividade física praticada. Por exemplo, apesar da redução de peso ser útil para um corredor de longa distância, isso pode ter um benefício menos óbvio para o desempenho do arremessador de peso.


A perda de gordura beneficia os atletas?Baixo peso e/ ou baixo teor de gordura corporal pode diminuir o custo energético para movimentar seu corpo. Assim como colocar uma mochila repleta de pedras em suas costas podem acelerar a instalação da fadiga, a gordura corporal adicional pode dificultar qualquer movimento e esse excesso também pode reduzir a capacidade de dissipar o calor. Dessa maneira, é mais provável que um praticante de atividade física com excesso de gordura jogando futebol apresente um superaquecimento durante um treino em um dia quente e úmido que um atleta mais magro fazendo o mesmo exercício. Alguns atletas são parcialmente julgados em função de baixa gordura corporal (ex.: bailarinos, ginastas, fisiculturistas) ou por competir em classes específicas de peso. Os atletas que mais parecem se beneficiar da perda de gordura corporal são aqueles envolvidos em:- Esportes em que corrida ou saltos sejam significativos- Esportes realizados em ambientes quentes/úmidos- Esportes com categorias de peso


A gordura corporal pode ser útil para atletas?Um pouco de gordura corporal contribui para que os nadadores bóiem (mas o excesso pode aumentar a resistência). A gordura corporal também pode proteger ossos e órgãos para atletas que praticam esportes de contato. Atletas que maximizam a massa corporal para aumentar o impulso podem se beneficiar da gordura corporal adicional desde que consigam manter a mesma velocidade e potência, apesar do peso extra. Difícil é definir a linha entre o que é adequado e o que é muita gordura!


Determinando os objetivos quanto ao peso corporalO objetivo com relação ao peso corporal também deve basear-se na história do peso, atividade física, e composição corporal atual. Essa decisão deve ser feita com o aconselhamento de um profissional cuja principal preocupação seja a saúde, assim, o praticante de atividade física deve consultar um preparador físico ou um nutricionista, para juntos estabelecerem os objetivos de peso corporal e para decidir se deve ou não tentar diminuir o peso. O American College of Sports Medicine recomenda que a gordura corporal não seja menor que 5% para homens atletas adultos e 10-12% para mulheres atletas adultas.


Caso decidam por perder peso, o praticante de atividade física deve passar por uma avaliação completa (saúde, alimentação e atividade) e o plano deve ser desenvolvido para atingir o objetivo. Uma sigla, GOADA, enfatiza os principais pontos para a perda de peso para praticante de atividade física:


Gradual - É mais provável que a perda de peso rápida cause perda de tecido muscular e ósseo, além do combustível carboidrato. Também promove alterações indesejadas nos hormônios, taxa metabólica, energia e humor.


Off-season (fora da temporada) - Se possível, a perda de peso significativa deve acontecer fora da temporada para evitar que a energia seja drenada e comprometa o treinamento e o desenvolvimento das habilidades durante as competições.


Atividade – Alguns praticante de atividade física podem conseguir aumentar a queima de calorias acrescentando o condicionamento aeróbico.


Dieta – Para muitos, a dieta deve ser o foco nos esforços para perda de peso. As pesquisas mostram que uma dieta com teor adequado de carboidratos (6-8 g/kg), proteínas (1,5-2 g/kg), vitaminas e minerais (no mínimo 100% da RDA) e baixo teor de gordura (15-25% do total calórico), com aproximadamente 500 Kcal a menos do que seria necessário para manter o peso é a melhor forma para acelerar perda de peso.


Evitar – Apesar de serem uma tentação para obter resultados rápidos, dietas da moda, suplementos e medicamentos nunca devem ser usados para perda de peso. O CDC (Center for Disease Control) já fez muitos relatórios sobre reações adversas à saúde e até mesmo morte, devido ao uso da efedrina, presente em muitos suplementos vendidos para perda de peso sem necessidade de prescrição médica. A desidratação reduz o desempenho, aumenta o risco de doenças provocadas pelo calor e já contribuiu para a morte de atletas em esportes com categorias de peso e de endurance.Portanto, antes de tomar qualquer atitude sobre seu peso, faça uma consulta com profissionais para decidir se você deve perder peso ou não. Fale com seu nutricionista esportivo ou com o preparador técnico para estimar sua gordura corporal e o peso máximo saudável. Trabalhe com o nutricionista para desenvolver um plano alimentar que reduza um pouco sua ingestão calórica e paralelamente aumente suas atividades diárias. A perda de peso pode beneficiar o desempenho de alguns atletas, mas pode ter o efeito oposto se usado de maneira não-inteligente.


3 comentários:

Flavia disse...

Adorei o post.
Parabéns pelo blog,

Benedito disse...

Não tinha lido a reportagem. Muito interessante.
Um abraço,
Tchau!

Anônimo disse...

A (100) CENTESSIMA MEDALHA OBTIDA (CONQUISTADA PELO ATLETA RECORDISTA DO BRASIL (JÚLIO CÉSAR CANDELA) MARATONISTA E FUNDISTA DE ILHA COMPRIDA SP BRASIL FOI NA CORRIDA DO ANO DE 2007 DO SHOPPING CENTER LESTE ARICANDUVA FICA PARA A HISTORIA ESTA MEDALHA.