Blog para informações gerais de corridas, triathlon e atividades relacionadas. Além dos meus registros pessoais.
NASCIDOS PARA CORRER !!
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com
terça-feira, 31 de agosto de 2010
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
36º Corrida - 1º Corrida do Soldado - Troféu Duque de Caxias - Santo André

Santo André/SP
Geral: 36ª Corrida. 7ª Corrida em 2010.
Data: 29/08/2010 – 8h00min (domingo)
Local: Em frente ao Tiro de Guerra de Santo André.
Distância: 10 km ( 15º Corrida nesta distância )
Tempo: 01:04:49 Marcação própria
Velocidade Média: 9,26 Km/h Pace: 06:29
Temperatura: Sol, Tempo Agradável . 20º C
Valor da Inscrição: R$ 50,00
Número de peito: 3226
Tênis: Nike (7º Prova)
Colocações:
Não divulgado até o momento desta publicação
Resultado na Web:
Não divulgado até o momento desta publicação
Medalha:
Arte muito bem elaborada
Camiseta:
Arte muito bem elaborada.
Relato:
Corrida próxima a minha residência, por volta de 07h10min já estava no local, muito bom para estacionar o veiculo, ótimo local para alongar e aquecer, envolvendo toda a estrutura do Tiro de Guerra de Santo André, muito boa organização, não deixando a desejar em nada.
Largada no horário previsto, sem atraso, corrido muito boa de fazer, tive uma leve câimbra por volta dos 7 km, mas nada que não fosse possível administrar, diminui o ritmo e consegui terminar a corrida ainda dentro do esperado.
Percurso:
Ótimo, limpo, sinalizado, local bacana de se correr, tirando os últimos 600 metros, inteiros dentro do bairro, e com fortes subidas, quebrando qualquer um que queria fazer um bom tempo, o que não era meu caso.
Altimetria:
Bem interessante, por se tratar de muitas subidas e descidas, o que aparentemente é simples se torna bem complicado, pois é muito raro um trecho plano, final da corrida bem desgastante.
Relato da organizadora:
Não existe nenhum relato nos meios de comunicação sobre a corrida.
Gostei:
De toda a prova.
Não gostei:
Demora na liberação dos resultados da corrida, já se passam 24hs e nenhuma divulgação.
Avaliação:
(1-péssimo 2-ruim 3-regular 4-bom 5-excelente)
- Inscrição: 3
(internet, boleto e cartão, fácil acesso através do site da Ativo.com )
- Retirada do kit pré-prova: 4
(organizado dentro de uma loja de SBCAMPO, de fácil acesso, apesar de dizerem que não haveria entrega no dia da corrida, houve a entrega do kit´s normalmente no dia da prova)
- Acesso: 4
(fácil acesso e bem sinalizado)
- Estacionamento: 4
( bastante vagas para estacionar do lado oposto a avenida da corrida)
- Largada: 4
(ao som de tiros de fuzil, a largada foi realizada na hora exata, porém o carro de apoio saiu após os corredores fazendo com que o veiculo estivesse no meio dos corredores, causando um enorme perigo aos que estavam por perto )
- Hidratação: 3
(água gelada e bem servida)
- Percurso: 5
(excelente)
- Sinalização: 4
(visível,)
- Participação do público: 3
(mais concentrado na largada e chegada,)
- Chegada/Dispersão: 3
(Final do percurso com muita subida, gerando um desgaste muito grande)
- Entrega do kit pós-prova: 5
(organizada, fila curta, bastante gente entregando)
- Qualidade do kit pós-prova: 4
(bom kit)
- Camiseta: 4
(tecido de boa qualidade, excelente desenho)
- Medalha: 4
(bonita)
- Divulgação dos resultados: 0
(sem anuncio ate este momento)
Média: 3,6
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Atletismo Consciente


Meia Maratona de Natal

Horário: 7h
Inscrições: no site do evento
Site do Evento: http://www.meiamaratonadenatal.com.br/
Meia Maratona A Tribuna Praia Grande

Horário: 8h20
Distância(s): 21KM Meia-maratona 10KM Corrida de rua
Cidade: Praia Grande / SP
Local: Paço Municipal
Organizador: Tri Esportes
Site do Evento: http://www.triesportes.com.br/
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Corrida Integração - Campinas/SP

Local : Praça Arautos da Paz
Horário : 08:00
Endereço : Parque Taquaral - s/n - Taquaral
CAMPINAS
Distâncias : Corrida 10K e Corrida e/ou Caminhada 5K
Com participação de público e atletas de diferentes cidades do interior paulista, e inclusive outros estados, a Corrida Integração celebra, ao mesmo tempo, a festividade de um evento de rua e uma disputa técnica que cumpre rigorosamente as exigências da Federação Paulista de Atletismo (FPA) e da CBAt.
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Brasil Race for the Cure - Corrida pela Cura

Local : Praias do Leme e Copacabana
Horário : 08:00
Endereço: Altura da Praça Julio de Noronha
Bairro : Leme
Cidade : RIO DE JANEIRO
No dia 24 de outubro junte-se a milhares de pessoas na Brasil Race for the Cure®. A maior série de corrida e caminhada do mundo desembarca, pela primeira vez, na América do Sul, e o Rio de Janeiro foi a cidade escolhida como sede.
A Race for the Cure é um evento da Susan G. Komen for the Cure®, ONG líder mundial na luta contra o câncer de mama, que desde 2007 atua no Brasil através da “Iniciativa Global Komen para a Conscientização do Câncer de mama”, capacitando e fortalecendo ONGs em várias capitais brasileiras.
Junte sua família e amigos para participar da corrida de 8K ou da caminhada de 4K que acontecerão nas Praias do Leme e Copacabana. Essa é uma oportunidade para você se unir a uma grande causa e ajudar na conscientização da população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.
Poderosas
A Race for the Cure é um evento mundial de conscientização para a causa do câncer de mama e também de celebração da vida!
Sabemos que enfrentar o diagnóstico de um câncer de mama é por si só vencer uma grande batalha e, justamente por isso, no dia da corrida/caminhada, vamos homenagear todas as PODEROSAS - mulheres que passaram ou ainda estão passando pelo câncer de mama.
Se você é uma Poderosa, identifique-se no momento da sua inscrição e tenha acesso gratuito a uma área exclusiva, com muitos destaques e surpresas!
Inscreva-se já na Corrida pela Cura e ajude a salvar vidas!
Enquanto você faz a sua inscrição, você também poderá doar inscrições para mulheres carentes em tratamento de câncer de mama. E através do nosso site, você poderá fazer doações para programas e projetos focados nas necessidades do câncer de mama no estado do Rio de Janeiro. Acesse www.corridapelacura.com.br e saiba mais sobre o nosso programa de doações!
Informações técnicas:
A largada da corrida será na praia do Leme, na altura da Praça Julio de Noronha, às 8hs da manhã. O retorno será na altura do Forte de Copacabana e a chegada no Leme.
A largada da caminhada será no Leme, na altura da Praça Julio de Noronha, às 8h10min da manhã. O retorno será na altura da Rua Hilário de Gouveia e a chegada no Leme.
A idade mínima para participação na prova é de 16 anos. * Os atletas menores de 18 anos só poderão participar da CORRIDA de 8 km, com autorização por escrito, com firma reconhecida, do pai ou de um responsável legal. A autorização deverá estar acompanhada de cópia de um Documento de Identidade que será retido pela organização no ato da inscrição. A prova terá a duração máxima de 1h30 (uma hora e trinta minutos).
Para mais informações acesse: http://www.corridapelacura.com.br/
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Hidratos de carbono, o combustível

A glucose é o hidrato de carbono utilizado pelo nosso organismo para produzir energia para o esforço físico, intelectual ou simplesmente para o funcionamento dos órgãos e sistemas. O cérebro e os glóbulos vermelhos, essenciais à vida, dependem deste combustível para funcionarem. Por isso a prioridade do nosso organismo é manter os níveis de glucose sanguínea (glicemia) estáveis.
Nos alimentos, encontramos outros hidratos de carbono que não a glucose mas todos têm de ser convertidos ou fraccionados neste elemento.
- A frutose, presente sobretudo na fruta, tem de ser convertida no fígado;- A sacarose, o açúcar de mesa, tem uma molécula de glucose e uma de frutose, tem de ser fraccionado;- O amido, presente nos cereais e derivados, na batata e nas leguminosas, é composto por várias moléculas de glucose unidas por diversas ligações complexas que são fraccionadas na digestão dos alimentos.
Estas diferenças explicam a principal utilização destes alimentos: a fruta, excepto a banana e os frutos desidratados (passas, sultanas) é pouco utilizada como fonte de energia ao nível muscular; o amido por seu lugar é uma fonte privilegiada para constituir uma reserva glucídica a longo prazo. Para um bom rendimento é necessário manter os níveis de glicemia estáveis e constituir de forma eficaz reservas energéticas a longo prazo.
De uma forma geral, durante o dia todo e qualquer indivíduo (desportista ou não) deve preocupar-se em manter os níveis de glicemia estáveis, esse é um princípio fundamental para um bom controlo metabólico. A principal interveniente neste equilíbrio é a insulina, a hormona “armazenadora”.

Quando há uma subida drástica dos níveis de açúcar no sangue (hiperglicemia), o pâncreas liberta uma quantidade significativa de insulina para promover a entrada da glucose em excesso nas células. Por vezes, a quantidade de insulina libertada é tão grande que há uma movimentação massiva de glucose sanguínea, no fim poderá ocorrer uma hipoglicemia.
São sintomas comuns da hipoglicemia: dores de cabeça, cansaço, quebra no rendimento (menor produção de energia nas células) e o corpo desencadeia o mecanismo da fome.
Durante um esforço, há uma grande demanda energética. É necessário produzir energia para o desempenho físico e para assegurar que os órgãos vitais funcionam normalmente. Um atleta bem nutrido e bem preparado tem uma reserva de glicogénio muscular que lhe permite manter este bom funcionamento. No entanto, a reserva não é infinita e por isso em esforços mais prolongados assim como em alguns mais intensos é necessário reforçá-la no seu decurso. Para isso servem as bebidas, os géis e mesmo alimentos.
É importante saber que em esforços de duração prolongada, sobretudo corrida e ciclismo de resistência, são utilizados dois combustíveis para produzir energia: a glucose (do glicogénio muscular e a que entretanto entrar nos reforços) e ácidos gordos (do tecido adiposo do atleta). No entanto, isto só acontece ao nível no músculo, o cérebro e os glóbulos vermelhos continuam a necessitar de glucose. Daí o papel preponderante do glicogénio hepático e a necessidade de ingerir hidratos de carbono em determinado tipo de esforços.
A velocidade de absorção dos hidratos de carbono é um factor crucial para a manutenção da glicemia estável. De uma forma geral, sempre que ingerimos um alimento rico neste nutriente acontece uma subida dos níveis de açúcar no sangue e consequentemente é libertada insulina. No entanto, alguns alimentos provocam subidas mais significativas do que outros.
- Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia a curto e a longo prazo para o atleta;- Permitem manter os níveis de glicemia estáveis, fornecendo glucose aos órgãos vitais, e podem constituir reservas na forma de glicogénio (músculo e fígado);- A glucose é o hidrato de carbono elementar e é essencial para o funcionamento de órgãos vitais como o cérebro;- A prioridade do atleta é manter a glicemia estável ao longo do dia e durante o esforço;- A alimentação do atleta maximiza a constituição das reservas que devem ser reforçadas durante o esforço sempre que necessário;- Ao longo do dia devem ser ingeridos alimentos com IG baixo a moderado, após um esforço é vantajoso utilizar alimentos de IG elevado.
10 Milhas Noturnas Gramado

Distância(s): 16.09KM Corrida de rua (10 milhas)
Local: Pórtico da ExpoGramado
Cidade: Gramado / RS
Horário: 19h
Inscrições: Podem ser feitas no site do evento
Corrida do Colégio Theotonio Vilela
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Vitaminas e minerais importantes para o atleta

Os desportistas têm necessidades de vitaminas e minerais superiores às de um indivíduo sedentário, entre outras razões porque:
- Necessitam de produzir mais energia para o esforço, logo necessitam de mais intervenientes no metabolismo energético;
- Estão sujeitos a um maior stress, sobretudo oxidativo que pode danificar as células e provocar sintomas de fadiga, fraqueza imunitária e envelhecimento precoce dos tecidos prejudicando a sua função;
- Sofrem um maior desgaste das estruturas óssea, muscular, articular e por isso necessitam de uma regeneração mais eficaz.
Uma alimentação saudável e equilibrada fornece as doses diárias recomendadas de vitaminas e minerais para uma pessoa saudável. Praticando desporto, o indivíduo deve ter em conta que as suas necessidades são superiores e por isso deve orientar-se pelas quantidades mais elevadas de cada grupo de alimentos. A necessidade de suplementação só surge em casos muito específicos e idealmente, apenas quando o esforço físico é um pouco superior ao normal e o indivíduo precisa temporariamente de um complemento.
De uma forma geral, cumpridas as porções recomendadas na Roda dos Alimentos, não é necessário uma suplementação contínua e esta pode até ser nefasta a longo prazo para as defesas do atleta quando ele suspende a toma.
Mas dentro das várias vitaminas e dos vários minerais existem alguns especialmente importantes para o atleta. Este artigo irá debruçar-se mais sobre esses podendo ser prestado um esclarecimento adicional sobre outros.
Vitaminas
Complexo B: as vitaminas do complexo B são as principais intervenientes no nosso metabolismo, são cofactores das enzimas que permitem a digestão e utilização dos hidratos de carbono para a produção de energia. Os cereais integrais e as leguminosas são boas fontes de vitamina B1; o leite é uma excelente fonte de B2; a carne e os cogumelos são ricos em Niacina (B3); os cogumelos também fornecem a B5; a vitamina B6 (importante também na utilização das proteínas) encontra-se sobretudo nos vegetais e nos frutos secos; os espinafres são uma boa fonte de ácido fólico; a couve-flor é rica em Biotina e a B12 (ou cobalamina) é exclusiva de fontes de origem animal, sobretudo carne e peixe.
Vitamina C: é um importante antioxidante do organismo e um constituinte fundamental do colagénio. É bem conhecida de todos, talvez por isso seja a mais utilizada como suplemento alimentar. A dose diária recomendada está há muito desactualizada (60mg) visto que vários estudos demonstram uma plena eficácia do ácido ascórbico (forma activa) na prevenção de sintomas gripais e na redução do stress oxidativo na quantidade de 1g/dia. É praticamente impossível obter esta quantidade pelos alimentos, seria necessário comer mais de um quilo de laranjas todos os dias, de qualquer forma recomenda-se que ingira 3 a 5 porções de hortaliças e legumes mais 3 a 5 porções de fruta fresca todos os dias e variando tanto quanto possível. Poderá suplementar em fases de treino muito intensas como na preparação de uma maratona, com bitreinos diários e sempre que estiver mais sujeito(a) a condições climatéricas mais desfavoráveis.
As vitaminas A, E, D e K são lipossolúveis, ao contrário das anteriormente descritas. A sua suplementação é desaconselhável excepto se surgirem sintomas clássicos de carência e normalmente deve ser aconselhada por um médico. Uma alimentação rica em hortaliças e legumes (com cenoura, abóbora, pimentos, tomate) irá prevenir uma deficiência em vitamina A. Felizmente ainda vivemos num país com algum sol o que permite uma síntese eficaz de vitamina D na nossa pele. A vitamina K é produzida pelas bactérias intestinais e a vitamina E abunda no bom ouro líquido (azeite) e noutros óleos vegetais, nas sementes e oleaginosas. Pode suplementar de forma fácil adicionando gérmen de trigo nos cereais ou na sopa, uma boa fonte de vitamina E.
Minerais
Cálcio: as deficiências em cálcio surgem sobretudo por uma inadequada ingestão de leite e derivados. Por serem alimentos de digestão complicada, sobretudo se tomados antes do esforço, alguns atletas nem sempre cumprem as porções diárias recomendadas. Cumpra as recomendações, inclua 3 porções deste grupo de alimentos e alterne conforme a sua tolerância e o momento do dia (1 copo de leite equivale a 250g iogurte que também equivalem a 50g queijo fresco ou 100g requeijão e ainda 40g de queijo tipo flamengo). Incluindo alguns frutos secos como as amêndoas e as nozes, consegue enriquecer ainda mais a sua dose diária de cálcio.
Magnésio: é muito importante na contracção muscular (tal como o cálcio) e para a produção de energia, além de manter o tecido nervoso saudável e intacto. Os tremores, a fraqueza muscular e até a obstipação podem ser sintomas de uma deficiente ingestão de magnésio. Para se assegurar que tal não lhe acontece, inclua os frutos secos, leguminosas e cereais integrais além de cumprir a regra de 3 a 5 porções de hortaliças e legumes. Se sentir cãibras, dores e espasmos musculares pondere a suplementação com magnésio durante um mês.
Potássio: o potássio é um dos minerais mais complexos de compreender, como o sódio, tem uma importância fulcral na regulação dos fluidos corporais mas também na contracção muscular. No entanto, a quantidade é tudo pois um excesso de potássio pode mesmo ser letal. Não é um mineral que deva ser suplementado nem é necessário pois abunda nos vegetais e desde que cumpridas as recomendações, terá o potássio que necessita para beneficiar de todo o seu potencial.
Sódio: nem todas as cãibras se devem a um défice de magnésio. Por vezes, o problema está na hidratação do atleta. E além da água, o sódio é igualmente importante na prevenção deste terrível mal. Mantém o equilíbrio hídrico, assegura também a contracção muscular, intervém na produção de energia e promove a entrada dos nutrientes nas células. E é perdido no suor por isso se suar mais, não lhe basta beber água, necessita de compensar as perdas de sódio para se assegurar que não sofre quebras bruscas de tensão e fadiga muscular precoce.
Zinco: se outrora o selénio estaria na moda, a suplementação com zinco assume hoje uma grande importância para o atleta. É um mineral que intervém em várias funções essenciais a um bom rendimento físico, nomeadamente a síntese proteica, a gestão do stress e a entrada dos nutrientes nas células. Beneficia a cicatrização e a recuperação e por isso é um suplemento a considerar quando o sono perde a qualidade e necessita de algo que restabeleça as suas energias. Pode confiar nas ostras, temperar os seus pratos com gengibre, incluir a sua porção diária de leguminosas no menu ou simplesmente suplementar numa altura de maior esforço físico.
É importante chamar à atenção para o perigo da suplementação com metais, sobretudo o ferro. O défice em ferro é raro e normalmente só sucede quando há uma hemorragia grave. Além disso, as mulheres são mais propensas do que os homens. Deve sempre consultar com o seu médico que irá avaliar os resultados das análises e ponderar a real necessidade de suplementação. Em excesso, o ferro pode ser tóxico e pode ele mesmo agravar o stress oxidativo.
Pontos essenciais a recordar
- Comece o almoço e o jantar com uma tigela de sopa de hortaliças, normalmente as vitaminas e minerais são perdidos na cozedura mas a sopa aproveita-os e por isso consegue maximizar a sua ingestão destes super-micronutrientes;
- inclua uma salada ou um prato de hortaliça variado nas refeições principais, varie tanto quanto possível dentro dos seus gostos, o segredo está mesmo na variedade;
- Prefira fruta fresca e da época pois é mais rica nutricionalmente e sofre menos processamentos;
- Se não tolera bem o leite, troque-o pelos seus equivalentes. O cálcio no iogurte, por este ser ácido, é melhor absorvido. Mas tem também o queijo fresco e tipo flamengo para se assegurar que ingere 3 porções diárias.
- Tome os suplementos vitamínicos e minerais com método. Se está numa fase de muito cansaço, opte por um bom multivitamínico, se tem carências específicas procure saber qual o mineral que deve realmente suplementar. Não deve manter essa suplementação mais de 2 meses.
Be Happy
10 Km TiaJô

Corrida e Caminhada Contra o Câncer - Etapa São Paulo

quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Corrida da Independência

Local: Parque da Independência
Horário: 8h
Distância(s): 5KM Caminhada, 5KM Corrida de rua, 10KM Corrida de rua
Cidade: São Paulo / SP
Telefone: (11) 5095-5144
Inscrições: Pelo site da organização
Site do Evento: www.jjseventos.com.br
Corrida Rústica de Sapucaí Mirim

Horário: 8h30
Distância(s): 10KM Corrida de rua 4KM Corrida de rua Juvenil1KM Corrida de rua Infantil
Cidade: Sapucaí-Mirim / MG - Centro
Site do Evento: http://www.acosm.com.br/
Dermatologia esportiva: lesões nas unhas dos corredores

A lâmina ungueal é uma estrutura dura e transparente cuja resistência está relacionada à quantidade de queratina e aminoácidos sulfurados, em especial a cistina. A carência de cistina, arginina e ferro pode acarretar afinamento e fragilidade da lâmina ungueal, por isso uma ingestão adequada de vitaminas e minerais é essencial para a funcionalidade e o crescimento normal das unhas.
Algumas alterações ungueais são muito comuns em atletas:
1. Hematoma Subungueal: resultado de pequenos traumas repetitivos ou um trauma mais intenso. A avaliação de um médico é importante pela necessidade de diferenciar de um melanoma maligno ungueal (tumor de pele originário de células que produzem o pigmento).
Em geral o hematoma subungueal nos corredores é mais comum no quarto ou quinto pododáctilo (dedos dos pés), pois a unha sofre maior compressão. Para evitar o hematoma deve-se manter as unhas sempre bem cortadas e utilizar tênis adequados para corridas.
No caso de hematoma intenso e imediato a lesão é mais dolorosa e para aliviar a dor deve-se procurar assistência médica para retirar o sangue através de perfuração da lamina ungueal e aliviar a dor causada pelo hematoma. Caso a unha descole e caia após o trauma e a formação do hematoma, há algumas órteses de unha para proteção da pele do leito ungueal durante a corrida.

2. Onicólise: é o descolamento (separação) da lâmina ungueal do leito ungueal originado por trauma ou atrito constante em geral quando a unha está grande. O aspecto clínico é um amarelamento da ponta da unha lembrando uma infecção por fungos e embora seja, devemos dar uma atenção especial, pois estes descolamentos geram um ambiente propício para crescimento e infecção fúngica.
Em geral quando o descolamento é intenso alguns cuidados especiais para a limpeza adequada da unha até tratamento profilático para micose devem ser realizados.
O trauma repetitivo gerado por práticas desportivas associado ao descolamento pode gerar também uma lesão da pele periungueal (pele acima da unha, acima da cutícula) e do leito ungueal (pele abaixo da unha) desencadeando infecções bacterianas além das fúngicas.
Estas alterações podem ser desencadeadas também por outros fatores como uso de alguns medicamentos, doenças sistêmicas, infecções por fungos (que será o próximo tema). É importante a avaliação do médico para destacar outras possibilidades e então promover o tratamento adequado.
As unhas assim como a pele devem ser hidratadas semanalmente com bases fortalecedoras e que contenham substâncias adequadas para mantê-las saudáveis e rígidas. Os cantos das unhas devem ser apenas lixados e não cortados. Mantê-las sempre quadradas para evitar lesão e inflamação da pele.
Por. Drª Luciana Cattini, que assina este artigo é especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e membro do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Como incorporar atividades físicas em seu dia-a-dia ?

.jpg)
- Caminhe ou pedale ao invés de dirigir, sempre que possível, inclusive para ir à escola ou ao trabalho.
- Suba as escadas, ao invés de utilizar o elevador.
- Procure descer do ônibus alguns pontos antes. Finalize o trajeto até o seu destino final caminhando.
- Estacione em vagas mais distantes, de modo a caminhar o restante do percurso.
- Invista em algum equipamento de ginástica, como uma esteira ou bicicleta ergométrica, para realizar atividades físicas em sua casa. Que tal assistir ao jornal ou ao seu programa de TV predileto caminhando ou pedalando?
- Muitas pessoas conseguem obter regularidade em suas atividades físicas realizado-as pela manhã, antes de iniciar as demais atividades do dia.- Procure realizar a maior parte das atividades domésticas, como limpeza, lavagem do carro, regar as plantas ou cuidar do jardim.
por Paulo Daher - Portal Nutry.
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Circuito Popular etapa Butantã

Além do apoio logístico a centenas de provas que acontecem anualmente no município, a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação criou o Circuito de Corridas de Rua da Cidade de São Paulo.
A idéia é oferecer provas de pedestrianismo com estrutura profissional, gratuitamente, em regiões da capital que até então não estavam no roteiro tradicional das grandes Corridas de Rua
Circuito Popular etapa Butantã - SP
Data: 05/09/2010
Distância(s): 5KM Corrida de rua
Horário: 8h
Site do Evento.
Organizador:
PrefeituraTelefone: (11)3396-6475
Inscrições: apartir de segunda-feira que antecede a prova ( GRATUITAS )As inscrições podem ser realizadas pelo site http://www.webrun/ ou nas subprefeituras.
NOTICIAS :
O tradicional Circuito Popular de Corrida de Rua da cidade de São Paulo marcou presença na zona norte da capital, no domingo Dia dos Pais. Na Avenida Inajar de Souza, Freguesia do Ó, todos foram presenteados. Isso porque, coincidentemente, no dia 08 de agosto, também é celebrado o Dia Nacional de Controle do Colesterol. Por isso, os corredores receberam dicas de como evitar a doença.
Gislaine da Fonseca, gerente da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) destacou o motivo de sua presença: "Essa parceria com a Secretaria de Esportes foi perfeita. Estamos aqui para fazer um alerta à população sobre a importância de estar controlando o colesterol, de ter uma alimentação saudável e sobre a prática de exercícios regularmente". Gislaine declarou que quer ir mais longe: "A gente pretende estar em todos os circuitos. Hoje foi um projeto piloto. Temos o objetivo de estar com um estande de atendimento à população em todas as corridas, medindo a pressão e dosando o colesterol".
Na corrida, Liosmar Araujo, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada da disputada prova masculina com o tempo de 15 minutos e 28 segundos, acompanhado de perto por Antonio José que ficou um segundo atrás e Wellington Messias, que chegou em terceiro com o tempo de 15 minutos e 30 segundos. O campeão desta etapa explicou a suada vitória: “Eu parei com o trabalho e agora estou me dedicando somente ao atletismo, por isso estou tendo um rendimento melhor. Foi difícil, o final foi acirrado, mas deu tudo certo”, disse Liosmar.
No feminino, um rosto conhecido do Circuito chegou, com folga, ao lugar mais alto do pódio. Edinalva da Silva Nunes, com o tempo de 19 minutos e 22 segundos, venceu pela quinta vez uma etapa da Corrida de Rua. “Hoje eu venci em casa. Fiquei preocupada porque há cinco dias eu tive uma lesão no joelho, vim treinar no percurso e não consegui. Tive que ficar esses cinco dias sem treinar, mas graças a Deus consegui chegar em primeira”, comentou Edinalva, que é moradora do bairro. Atrás dela, Terezinha Cardoso com o tempo de 20 minutos e 33 segundos e Jorgeane Martins com 21 minutos e 18 segundos ocuparam os primeiros lugares no pódio.
Exercício físico reduz risco de morte por insuficiência cardíaca.

O estudo HF-ACTION, que analisou os efeitos do exercício físico na morbilidade e mortalidade em pacientes com insuficiência cardíaca, envolveu 2.331 doentes de 82 localidades dos Estados Unidos, França e Canadá.
Os doentes foram escolhidos aleatoriamente e foram divididos em dois grupos. Um dos grupos recebeu os cuidados habituais e o outro recebeu os cuidados usuais mais um programa de exercício físico específico, explica o estudo.
Investigadores do Duke Clinical Research Institute (DCRI) julgavam que a participação destes doentes num programa de exercício reduziria significativamente a incidência de morte e hospitalização entre os doentes com insuficiência cardíaca.
Baseados numa análise inicial, os investigadores concluíram que o exercício reduziu modestamente, de modo não significativo, a hospitalização e a morte nestes doentes.
No entanto, uma análise secundária, que levou em conta os mais fortes factores clínicos que predispõem à hospitalização ou morte, revelou que o exercício apresentava benefício significativo.
Os participantes no estudo - com uma média de idade de 59 anos, quase um terço mulheres - tinham um significativo grau de insuficiência cardíaca. Noventa e cinco por cento tomavam medicação cardiológica e 45 por cento necessitavam mesmo de dispositivos para assistência mecânica cardíaca ou para tratar arritmias.
Os investigadores seguiram os doentes durante dois anos e meio, rastreando várias medidas clínicas de insuficiência cardíaca, qualidade de vida, hospitalização, taxas de eventos cardíacos e morte.
Durante o estudo, 796 (68 por cento) dos doentes que estavam no grupo dos cuidados habituais morreram ou foram hospitalizados, enquanto o mesmo aconteceu com 759 (65 por cento) doentes do grupo que praticava o programa de exercício.
Ocorreram 198 óbitos (17 por cento) entre os participantes que estavam nos cuidados habituais e 189 (16 por cento) no outro grupo.
Segundo o estudo, os participantes que estavam no grupo do exercício físico reduziram em 15 por cento o risco de morte e hospitalização devido a complicações da insuficiência cardíaca.
Estes resultados são «importantes tanto para doentes como para médicos», segundo os investigadores, acrescentando que foi preciso «muito tempo e empenho» para responder definitivamente a uma questão antiga: «Vamos pedir aos nossos doentes para fazer exercício».
«Agora sabemos que a resposta é sim» , salientam os investigadores, cujo estudo é analisado hoje na reunião anual, em Lisboa, do Grupo de Estudos de Fisiopatologia de Esforço e Reabilitação Cardíaca (GEFERC) da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC).
Em declarações, Ana Abreu, coordenadora do GEFERC, afirmou que este estudo, de grande dimensão, foi importante para acabar com a «incerteza» sobre se a prática de exercício físico regular é benéfica ou não para alguns doentes com problemas cardiovasculares.
«O estudo concluiu que o risco é limitado e que há benefícios significativos no exercício físico, que tem de ser dirigido a esses doentes e prescrito pelos médicos» , sublinhou a médica cardiologista do Hospital de Santa Marta, em Lisboa.
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Frutas e seus benefícios

– Cereja, framboesa e morango além de terem baixas calorias, possuem antioxidantes.
– A ameixa também é uma boa pedida. Por ser rica em fibras, auxilia o funcionamento do intestino e, por ter baixo índice glicêmico, evita o acúmulo de gordura.
– A maçã, assim como a ameixa, tem baixo índice glicêmico e poucas calorias.
– O abacaxi é diurético de poucas calorias. Mas modere na quantidade, ou ele pode acabar te engordando.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Corrida e Caminhada do Soldado - Santo André

Local : Em frente ao Tiro de Guerra Santo André
Horário : 07:55
Distância(s): 5KM Corrida, 5KM Caminhada, 10KM Corrida
Bairro : VILA GUIOMAR
Cidade : SANTO ANDRÉ
Programação :
06:30h Abertura da arena0
Coma vegetais para prevenir úlceras

Mais uma razão para comer seus vegetais, ele podem manter o seu estômago em bom estado.
Ratos que receberam suplementos de nitrato, um composto comum em muitos vegetais, atingiram um crescimento médio de 20% na camada protetora estomacal.Nitratos em vegetais são convertidos em óxidos nítricos em seu estomago, estimulando o muco a regenerar ajudando a proteger contra outros irritantes e diminuir o seu risco de úlcera.
Tente preparar uma salada “boa pro estômago”:
Folhas verdes e raízes como beterraba, são cheias de nitratos.
Fonte: http://www.mensfitness.com/
Estou de volta ! Também aos treinos

quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Três Truques Simples para Domar o Seu Apetite

Divida em porções
Perder a barriga pode ser tão simples quanto dividir a comida em pacotes menores. Foram dados a participantes em um estudo 24 biscoitos empacotados individualmente e os comeram em uma média de 24 dias, enquanto aqueles que receberam uma caixa com 24 biscoitos devoraram em apenas 6 dias. Dividir a comida em porções evita que você coma porções maiores porque o simples ato de parar para abrir outro pacote força você a dar atenção a quanto você está realmente
Pense Magro
Para evitar um ataque vespertino a geladeira, tente pensar no que você comeu no almoço. Participantes em estudo que foram solicitados a relembrar sua última refeição comeram cerca de um terço a menos da quantidade de biscoitos do que aqueles que responderam perguntas sobre outros assuntos. Lembrar o que você comeu ativa o hipocampo do seu cérebro, que pode ter um papel decisivo no processo de decisão que pode ajudar a não consumir calorias extra. Para domar o seu apetite, elabore uma lista detalhada de tudo o que você comeu no almoço, então revise a lista antes de visitar a lanchonete.
Tempere
Um pouco de tempero pode decisivo na hora de perder peso. De fato, pessoas que adicionaram sabor as suas comidas perderam em seis meses cerca de 20 quilos, mais ou menos 15% do seu peso corpóreo. Temperos podem dar sabor a comidas sem gosto como tofu e vegetais, os fazendo mais atraentes a pessoas acostumadas com pratos mais calóricos. Exemplos podem ser adicionar pimenta calabresa ou alho em pó a vegetais ou pó de cacau em bananas para que se sinta mais satisfeito com menos comida.
Fonte: http://www.mensfitness.com/
Meia maratona de Buenos Aires

As inscrições para atletas estrangeiros já estão abertas e podem ser feitas diretamente no site oficial
Estou de volta !
