NASCIDOS PARA CORRER !!

Sejam bem vindos.
Espero que este Blog, possa trazer um bom conteúdo, se você chegou aqui é porque temos algo em comum: Amor a Corrida !
Giba Angelucci Junior
junior.angelucci@gmail.com

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Os 21k do meu Sprint Tênis


No dia 05 de agosto aconteceu a 10º edição da Meia Maratona de São Bernardo do Campo, e além do desafio de realizar a minha segunda Meia Maratona, conforme já relatei aqui no Blog, eu iria realizar mais um desafio. Correr a minha primeira corrida com uma distancia maior que os 10K com o meu Sprint Tênis.
Li vários relatos sobre o excelente desempenho em corridas de longas distancias, pelos Blogs e sites na net, inclusive vários ultra maratonistas usam e aprovam o calçado, mas sabe como é né, você só acredita vendo, e nesse caso, só acredita usando.
Em corridas de 10K o meu Sprint estava mais do que aprovado, e ainda atribuo a ele varias melhorias em meus tempos nas corridas.
Mas e nos 21 K, como seria? Bolhas? Machucados? Incômodos? Dores posteriores a corrida? Varias perguntas passavam pela cabeça.
Antes da prova alguns corredores, ainda me perguntaram sobre o tênis e se eu acreditava que ele agüentaria, ou se eu agüentaria a prova com aquele tênis, e minha resposta foi simples...
- Será um teste para nós dois (eu e o meu tênis)
Corrida iniciada, e só tenho uma coisa a dizer...
Mais uma vez aprovado.
Só lembrei-me do tênis a hora que cheguei em casa e tirei-o do pé, pois olhei pra ele. Sem bolhas, sem machucados, não me incomodou nenhum minuto em todo o trajeto, não tive dores posteriores a corrida, o calçado é muito leve e bem ventilado, não senti aumentar a umidade nos pés mesmo com toda esta distancia, as costuras não incomodaram, senti o pé firme dentro do tênis e ele se manteve estável em todo o percurso.
Por enquanto só tenho a elogiar o Sprint Tênis.
Be Happy ...


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

120805 - 10ª Meia Maratona Cidade de São Bernardo do Campo


A 10º edição da Meia Maratona de São Bernardo do Campo aconteceu no domingo, 05 de agosto, e reuniu cerca de cinco mil corredores.

A prova faz parte do calendário de comemorações do aniversário do município, que no próximo dia 20 de agosto completa 459 anos e teve duas distâncias: 21 km e 5 km. Participei desta prova realizando os 21 km e foi a minha 2º Meia Maratona e com uma vitória pessoal muito grande. ( A primeira foi esta mesma prova ano passado ).
Peguei o meu kit pré-corrida no sábado e com a corrida praticamente no quintal de casa, cheguei cedo ao local da prova, pois sei que varias ruas são interditadas para o evento causando grande transtorno para chegar e para estacionar, por volta de 6:45 eu já estava perambulando pela arena da prova.
Chegar cedo à corrida tem suas vantagens, rever amigos, bater papo com o pessoal, muitas fotos, alongar, aquecer e muitas das vezes também nos deixa mais relaxado em relação ao que vamos enfrentar na corrida, e foi exatamente o que ocorreu, pois o horário foi passando e ali com o pessoal só vi que já era a hora de correr quando estavam chamando as ultimas pessoas para a largada em onda dos 21 km, ai que fui para o local da largada e larguei la pelo fundão da 3º onda que já estava começando a correr.

O clima fresco com o céu um pouco nublado estava propicio a corrida, e meu objetivo para esta prova era simples, chegar... e chegar inteiro, sem me preocupar com tempo ou com colocação, mesmo que para isso eu chegasse em ultimo, tendo em vista que há exato um ano que eu não fazia uma Meia (foi exatamente a Meia de SBC a minha primeira em 2011) e os meus treinos não estavam com essa qualidade toda para uma corrida de 21 km, então ao largar só me preocupei em realizar meu objetivo.
Comecei a corrida tranqüila e confiante, e como disse sem me preocupar com o tempo, mas não tem jeito né, o nosso psicológico é mais forte e a cada quilometro que passava eu trava o tempo pra poder ter uma idéia de como estava o desempenho, e percebi que estava indo muito bem sempre em uma média de 6:00 de pace.
Por volta do 4º Km, estava sendo ultrapassado pela minha amiga Vilma, trocamos algumas idéias ainda pelo percurso e acompanhei-a por mais ou menos um quilometro, e já na descida do final da Av. Senador Vergueiro ela foi embora, pois o ritmo dela é de longe muito mais rápido que o meu, e fui assim confiante e confortável ate as proximidades do 7º quilometro já dentro da Av. Preste Maia, onde no meio da subida que da acesso a Av. Tiradentes, senti um forte enjôo e fui obrigado a diminuir o meu ritmo ali, pois sabia que se passasse mal com certeza iria ter de terminar c corrida por ali, e isso realmente não estava em meus planos.
Com a diminuição do ritmo, tudo voltou ao normal, pelo menos por mais 2 km, pois descobri que tenho uma síndrome ao correr Meia Maratona (pelo menos nas duas aconteceu à mesma coisa) no 9 km, novamente me bateu um ar de desespero, me desconcentrei total ao ver a placa de 9km e na minha cabeça só passava o fato de ainda faltar 12km para o término da corrida, deu vontade de caminhar, de pegar um ônibus, sei la de qualquer coisa menos correr as pernas ficaram pesadas, e tentei retomar a concentração, pois já havia passado isso nesta mesma prova ano passado e já sabia que assim que acabasse a Via Anchieta, eu retomaria a confiança, tentei esquecer o que tinha pela frente, mas estava complicado e foi assim do km 9 até o km 11, foram praticamente 2,5 km de luta interna que parecia que não teria fim, esqueci até de travar o tempo nesses quilômetros, não sei ao certo quanto tempo perdi nessa luta.
Na chegada a Av. João Firmino, consegui vencer eu mesmo e mesmo ainda faltando aproximadamente 10 km, retomei a concentração as pernas entraram no automático e aquele peso todo simplesmente sumiu, meu cérebro acreditou que agora faltava pouco, pois dali ate a proximidade dos 18 km é um percurso que costumo treinar, então conheço bem esse trajeto, e com essa retomada de atitude, voltei também a fazer novamente um tempo bom na corrida.
Realizei toda a subida da Av. João Firmino, subi a Av. Cristiano Angeli, entrei na Av. Robert Kennedy, como se estivesse simplesmente no inicio da corrida, nem parecia que havia sofrido uma pane total no meio da corrida, e nesse momento já começava a me preparar para a devastadora subida da Av. Piraporinha.
Treino essa subida praticamente uma vez por semana e quando entrei na avenida, não via motivos de preocupação em realizar os 2 km de subida que quebra muitos corredores, mas me enganei, pois quase no final da subida, comecei a sentir como se fosse me dar câimbra na panturrilha direita, e imediatamente diminui e comecei a caminhar, ali não era o local pra quebrar, imagina a frustração de correr 18 km e não terminar a prova caminhei sim confesso caminhei por aproximadamente 2 minutos ate o final da subida, pois sabia que dali pra frente não havia mais subidas e que daria pra ir com um ritmo leve levando ate o final e que se tivesse que dar câimbra que desse depois da linha de chegada.

Fiz os últimos quilômetros, bem sossegado, sem pressa, tomando somente o cuidado de chegar, já que esse era meu principal objetivo desde o inicio, e já imaginaria que seria alem de um péssimo tempo, que realmente eu não chegaria tão inteiro conforme imaginei, mas ao cruzar a linha de chegada tive a imensa surpresa, travei meu relógio em 02H12M54S, sim, mesmo com todos esses desajustes no percurso fechei minha Meia Maratona 8M34S mais rápido do que a primeira que foi nesse mesmo trajeto, e melhor ainda... inteiro, pois aquela ameaça de câimbra não voltou a me pegar e aprendi mais uma coisa com essa corrida.
 
“A corrida me ensinou a nunca desistir
Nem ganhar, nem perder mas sempre evoluir...”

Que venha a próxima Meia Maratona... J

Opinião Geral:

A Prova:
10º Meia Maratona de São Bernardo do Campo (http://www.corpore.org.br/)
Nota 5 ( escala de 0 a 5 ) - boa hidratação, percurso sinalizado, kit excelente, sem atropelo na largada ( largada em ondas ).
Pontos Negativos da Prova: Não existe.
Distância: 21,1 km - Asfalto.
Data/Hora: 05 de Agosto de 2012 - 08:15 hs
Local: Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo – São Bernardo/SP
Temperatura: Agradável,  20º em média, nublado.
Camiseta: Laranja Manga Curta, arte idêntica ao do ano passado.
Medalha: Bonita e bem desenhada, acredito que uma das mais bonitas que eu já ganhei, com a cidade de Sâo Bernardo em relevo ao centro.
Kit da Corrida: Simples, porém bom.
Resultado na Web:
http://www.corpore.com.br/noticia-meia-maratona-sbcampo-veja-como-foi-4501.asp

Meu Desempenho:
Distância: 21,1 Km
Meu número de Peito: 2229
Tempo Total: 02H12M54S ( liquido ) 02H23M11S ( bruto )
Pace: 06:17 min/Km – (25s menor que minha ultima Meia Maratona)
Colocação Geral: 1425 / 1822 – 78%
Colocação Faixa Etária: 201 / 251  - 80%
Colocação Sexo: 1296 / 1591 - 81%
Tênis: Sprint Nylon Vermelho Grafismo Branco (4º corrida realizada – 51,1 Km)
59º Corrida Geral - 2º Nesta Distância - 8º no ano de 2012 ( média de 1 por mês ) – 4º vez nesta corrida ( 2 corridas de 5K e 2 corridas de 21,1Km ) – 2º Neste percurso ( Melhor tempo )


Gostei:
de toda a corrida no aspecto geral, e adorei a medalha.

Não gostei:
Nada que tenha identificado negativamente

Be Happy

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

É meu vício, fato ! ...


Segue meus números de Julho de 2012.

Base Julho de 2012
Distância Total Percorrida: 94,28km (  Acima da média mensal de 2012 )
Tempo Total Percorrido: 09H21M56S
Corrida mais longa: 13,1 Km, treino em 26 de julho.
Velocidade média do mês: 167,78M/m – 10,07 Km/h
Ritmo médio: 05:57 min/Km ( 2 segundos em média maior que Junho/12 )
Dos 67 meses que pratico corrida, foi meu 7º melhor mês no meu ranking particular de corridas e treinos.

Participei das corridas:
- 17ª Corrida Corpore Bombeiros 10K em 01 de Julho

Acumulado 2012
Distância Total Percorrida: 467,48 km ( Ainda abaixo da média anual )
Média Mensal : 66,78 Km
Tempo Total Percorrido: 47H29M00S
Corrida mais longa em 2012: 13,1 Km, treino em 26 de Julho.
Velocidade média do ano: 164,23 M/m – 9,85 Km/h
Ritmo médio: 06:05 min/Km ( 10 segundos em média a menor que 2011 )

Acumulado Geral
Total Geral desde Janeiro de 2007 ( 67 meses )
Distância Total Percorrida: 3.897,48 km
Média Mensal na somatória dos anos : 58,17 Km
Média Anual : 649,58 Km
Tempo Total de Corridas e treinos: 395H39M16S
Corridas mais longas : 21,1 Km em 31 de Julho de 2011 ( Meia Maratona de São Bernardo ).
Velocidade média anual: 164,73 M/m – 9,88 Km/h
Ritmo médio: 6:05 min/Km
Melhor mês de corridas : Jul/11 – 126,50 Km
Be Happy

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Junho - A melhoria contínua...


A minha meta é simples.
Realizar uma melhoria continua dentro dos meus treinos e corridas.
Se pensarmos que em uma melhoria contínua onde o importante não é o quanto melhora, mas sim o momento de melhoria, posso afirmar que estou atingindo meus objetivos iniciais, pois estou no momento exato de voltar ao meu melhor rendimento desde que comecei as corridas, e essas melhorias mesmo que sejam mínimas, vem acontecendo mês a mês, pois desde o inicio do ano, venho tendo um crescimento real a cada dia de treino, a cada corrida, ou a cada mês e assim tenho conseguido um foco para aprimorar ainda mais os treinos e buscar uma melhor qualidade de vida
.

Segue meus números de Junho de 2012.

Base Junho de 2012
Distância Total Percorrida: 76,23km ( Acima da média mensal de 2012 )
Tempo Total Percorrido: 07H31M59S
Corrida mais longa: 10,1 Km, treino em 27 de junho.
Velocidade média do mês: 168,66M/m – 10,12 Km/h
Ritmo médio: 05:55 min/Km ( 17 segundos em média menor que Maio/12 )
Dos 66 meses que pratico corrida, foi meu 13º melhor mês no meu ranking particular de corridas e treinos.

Participei das corridas:
- 10K Brasil Montevérgine Caixa em 03 de junho.

Acumulado 2012
Distância Total Percorrida: 373,20 km
Média Mensal : 62,20 Km
Tempo Total Percorrido: 38H07M04S
Corrida mais longa em 2012: 11,1 Km, treino em 24 de Abril.
Velocidade média do ano: 163,64 M/m – 9,82 Km/h
Ritmo médio: 06:07 min/Km ( 8 segundos em média a menor que 2011 )

Acumulado Geral
Total Geral desde Janeiro de 2007 ( 66 meses )
Distância Total Percorrida: 3.803,20 km
Média Mensal na somatória dos anos : 58,51 Km
Média Anual : 633,87 Km
Tempo Total de Corridas e treinos: 386H17M20S
Corridas mais longas : 21,1 Km em 31 de Julho de 2011 ( Meia Maratona de São Bernardo ).
Velocidade média anual: 164,63 M/m – 9,88 Km/h
Ritmo médio: 6:06 min/Km
Melhor mês de corridas : Jul/11 – 126,50 Km
Be Happy

terça-feira, 10 de julho de 2012

17ª Corrida Corpore Bombeiros 10K - 1 segundo de diferença





Domingo de sol, e mais uma corrida realizada.
A 17ª edição da Corrida Corpore Bombeiros 10K foi realizada no dia 1º de julho de 2012 em comemoração ao Dia do Bombeiro e com arena montada no Parque da Independência, a prova contou com um percurso de 10 km, e desde 2007 ( ano em que eu comecei a correr ) eu participo desta prova, é o único evento que eu realizei todos os anos desde que corro, e faço isso  não só por gostar do percurso ( que este ano teve uma pequena alteração ), mas também pelo kit, que normalmente traz uma camiseta de manga longa muito bem elaborada.
A corrida dos bombeiros neste ano, teve um prazer a mais.
Minhas filhas e minha esposa, estiveram presentes no evento, junto com meu amigo Tiago e sua família prestigiando a prova, curtindo o dia e os eventos relacionado ao Dia dos Bombeiros, que estavam  na arena, e me acompanhando em alguns trechos de passagem pela corrida.
O clima estava muito bom para uma corrida, e logo na largada percebi que daria pra fazer uma boa corrida, não pra buscar quebrar meu tempo neste percurso ( 55:06 em 2007 ) e nem para baixar o meu tempo nos 10K Brasil foi de 58:32, mas para tentar se manter ali na casa de 1:00:00 de prova, o que já me deixaria muito feliz, pois nesta corrida temos a subida da Av. Nazaré, e eu já quebrei ao menos duas vezes nela e aprendi a respeitá-la.
Próximo ao Km 3 fui verificando que o meu tempo estava sempre abaixo dos 6:00 de pace, e até com algum conforto, e como ainda estava bem fisicamente resolvi, dar uma “ apertadinha “ no ritmo para ganhar um fôlego a mais pra realizar a subida da Av. Nazaré.
E fui assim realizando um bom tempo até a entrada da subida, já por volta do km 6,5 e neste ponto dei uma boa reduzida, sem forçar pra não quebrar de novo, e não precisar caminhar, e sem perder muito tempo também, utilizando a folga que eu havia acumulado nos km´s anteriores, já que até o inicio da subida, em nenhum fechamento de km fiz acima de 6:00, e já no final da subida, após a curva que inicia uma leve descida para o ultimo km, percebi que mais uma vez conseguiria fechar abaixo de uma hora, então voltei a fazer meu tempo que eu vinha realizando antes da subida, só que agora já com alguma dificuldade e fechei a prova com 58:33, 1 segundo acima da minha ultima prova de 10k, poxa 1 segundo acima, é pra judiar das contas do corredor, mas fico feliz por ter conseguido mais esta conquista e com isso fechei a minha prova com a 2º melhor marca neste percurso, e com o animo renovado para as próximas provas.
Após a corrida, passeamos e curtimos bastante a manha daquele domingo, pois além de um clima maravilhoso, o evento estava espetacular.
Utilizei na corrida o meu Sprint Tênis, que mais uma vez, só tenho a elogiar esse calçado desenvolvido especificamente a corredores (posso ate dizer que este tempo abaixo do meu esperado tem uma força extra do calçado). E corri também, com o manto branco 100boleto.
Se tudo correr bem minha próxima prova deverá ser a 2º Etapa do Circuito Athenas – SP,  que será realizada no dia 22 de julho de 2012, e devo realizar as 10 milhas.


Opinião Geral:

A Prova:
17ª edição da Corrida Corpore Bombeiros 10K (http://www.corpore.org.br/)
Nota 5 ( escala de 0 a 5 ) - boa hidratação, percurso sinalizado, kit excelente, sem atropelo na largada, Evento para toda a família.
Pontos Negativos da Prova: Entrega do kit pós prova.
Distância: 10 km - Asfalto.
Data/Hora: 01 de Julho de 2012 - 08:00 hs – Sem atraso
Local: Parque da Independência / Museu do Ipiranga  – São Paulo/SP
Temperatura: Agradável,  22º em média, ensolarado.
Camiseta: Vermelha de Manga Longa, arte idêntica ao do ano passado, só que este ano em um tom dourado, e com o descritivo dos 10k nas costas.
Medalha: Bonita e bem desenhada como nos anos anteriores.
Kit da Corrida: Simples, porém bom.
Resultado na Web:
http://www.corpore.com.br/noticia-2012-17-bombeiros-veja-como-foi-4390.asp

Meu Desempenho:
Distância: 10 Km
Meu número de Peito: 3199
Tempo Total: 58M33S ( liquido ) 01H01M22S ( bruto )
Pace: 05:51 min/Km – ( idêntico a ultima prova de 10km )
Colocação Geral: 2228 / 4585 – 48%
Colocação Faixa Etária: 337 / 553  - 61%
Colocação Sexo: 2019 / 3542 - 57 %
Tênis: Sprint Nylon Vermelho Grafismo Branco (3º corrida realizada)
58º Corrida Geral - 28º Nesta Distância - 7º no ano de 2012 ( média de 1 por mês ) – 6º vez nesta corrida ( 2º melhor tempo ) – 7º Neste percurso ( 2º melhor tempo )

Gostei:
de toda a corrida nos aspecto geral.

Não gostei:
A organização negou uma maça a minha filha, dei a volta entrei de novo na fila de retirada do kit pra poder pegar uma fruta para uma criança.
Be Happy